
As convenções partidárias começaram a ser realizadas no dia 20 de julho e os candidatos ao Senado pelo Distrito Federal (DF) nas eleições de 2022 já estão sendo confirmados pelas legendas.
- +JOTA: Saiba quem são candidatos à Presidência em 2022
- +JOTA: Quem são os candidatos a governador do Distrito Federal em 2022
No pleito de outubro, os brasilienses vão escolher um senador para a cadeira de Antônio Reguffe (União-Brasil), que ficará vaga em dezembro. O JOTA fará uma cobertura ao vivo da apuração e resultado das eleições 2022.
O prazo para escolha dos candidatos ao Senado pelo Distrito Federal (DF) termina dia 5 de agosto e as legendas têm até 15 de agosto para informar à Justiça Eleitoral os nomes que vão disputar cargos eletivos.
Confira a lista dos candidatos ao Senado pelo DF nas eleições de 2022
Paulo Roque (Novo)
Paulo Roque é jornalista, advogado e professor universitário. Nascido em Cajuri (MG), chegou em Brasília em 1988. Atualmente mantém um programa diário na rádio JK, além do escritório de advocacia, e chegou a conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em 2018, foi candidato ao Senado, mas perdeu o pleito. É candidato a senador pelo Distrito Federal (DF) nas eleições 2022 pelo Novo.
Rosilene Côrrea (PT)
Rosilene Côrrea é professora aposentada e diretora do Sindicato dos Professores no Distrito Federal (DF) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Natural de Petrolina (GO), tem 58 anos e está filiada ao PT desde 1988. Foi anunciada como pré-candidata ao governo pelo diretório regional, mas a executiva nacional do partido barrou a indicação. Agora, Rosilene Côrrea é candidata ao Senado pelo Distrito Federal (DF) pelo PT.
Pedro Ivo Batista (PSOL)
Pedro Ivo Batista é ambientalista e um dos fundadores do partido Rede Sustentabilidade. Batista foi secretário especial da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva. Pedro Ivo Batista é candidato ao Senado pelo Distrito Federal (DF) em 2022 pela federação formada pelo PSOL e Rede, e ele será o representante do primeiro mandato coletivo que disputa uma vaga no Senado Federal.
Veja a lista dos pré-candidatos a senador pelo DF em 2022
Flávia Arruda (PL)
A empresária de 42 anos, nascida no Distrito Federal, é formada em Educação Física e Direito. Casada com o ex-governador José Roberto Arruda, Flávia Arruda foi primeira-dama do Distrito Federal (DF) até 2010, quando o marido foi preso no âmbito da Operação Caixa de Pandora. Na eleição passada, Flávia foi eleita deputada federal pelo PR e se licenciou do cargo para se tornar ministra da Secretaria de Governo no Palácio do Planalto. Presidente do PL no DF, partido ao qual se filiou em março, ela deixou a pasta em abril para disputar as eleições deste ano e deve ser candidata ao Senado pelo Distrito Federal (DF) em 2022.
Paula Belmonte (Cidadania)
Paula Belmonte tem 48 anos e nasceu em São Paulo (SP). Empresária, formou-se em administração antes de ingressar na carreira política. Belmonte foi eleita deputada federal em 2018 pelo antigo PPS, legenda que trocou de nome para Cidadania. Em abril, ela foi escolhida para presidir o diretório regional do partido. Belmonte faz oposição ao governador Ibaneis Rocha e pode ser candidata ao Senado pelo Distrito Federal (DF) nas eleições 2022.
Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis