Eleições 2022

Quem são os candidatos a governador do Pará em 2022

Cadeira é disputada por oito candidaturas nas eleições de 2022

candidatos a governador Pará 2022
Forte do Castelo e Mercado Ver-o-Peso / Crédito: Embratur

Oito nomes estão na corrida eleitoral como candidatos a governador do Pará (PA) nas eleições de 2022. O primeiro turno da disputa para ocupar a cadeira de chefe de Executivo do estado paraense está marcado para este domingo (2/10), já o segundo, caso necessário, irá ocorrer no dia 30 de outubro.

O atual governador Helder Barbalho (MDB) é candidato à reeleição e aparece liderando as pesquisas de intenção de voto, seguido pelo senador Zequinha Marinho (PL).

O prazo para os partidos registrarem as candidaturas terminou no dia 15 de agosto. Todos os pedidos foram julgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 12 de setembro.

Acompanhe ao vivo a marcha da apuração, a partir das 17h deste domingo, no GPS Eleitoral do JOTA

Confira a lista com os candidatos a governador do Pará em 2022

Adolfo Oliveira (PSOL)

Adolfo Oliveira, 37 anos, é professor universitário e atua no movimento sindical na Universidade Federal do Pará (UFPA). Nascido em Belém (PA), é formado em Geografia e em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (Uepa). Oliveira tem pós-doutorado em Geografia pela Cardiff University, de Londres. Foi anunciado pelo PSOL como candidato a governador do Pará (PA) em 2022. Essa é a primeira vez que ele disputa uma eleição.

Cleber Rabelo (PSTU)

Nascido em Bacuri (MA), Cleber Rabelo, 49 anos, é operário do setor da construção civil e dirigente sindical. É militante do PSTU há quase duas décadas e em 2012, foi eleito vereador de Belém (PA) pelo partido. Rabelo já disputou a prefeitura de Belém em três oportunidades, mas não obteve votos suficientes. Agora, é candidato a governador do Pará (PA) em 2022 pelo PSTU.

Dr. Felipe (PRTB)

Natural de Xinguara, no sul do Pará (PA), Felipe Augusto Francisco Borges, 37 anos, é médico cardiologista e produtor rural.  Ele é membro titular da Sociedade Brasileira em Cardiologia e tem atuação no atendimento a pessoas de baixa renda em toda região sul e sudeste do estado. Disputando pela primeira vez um cargo eletivo, Dr. Felipe é candidato ao governo do Pará (PA) em 2022 pelo PRTB.

Helder Barbalho (MDB)

Helder Barbalho, 43 anos, é o atual governador do Pará (PA) e é candidato à reeleição pelo MDB. Filho de Jader Barbalho, o governador foi ministro-chefe da Secretaria Nacional dos Portos no governo Dilma Rousseff e ministro da Integração Nacional no governo Michel Temer. Formado em administração e pós-graduado com MBA Executivo em Gestão Pública, ele iniciou a vida política em 2002 como vereador de Ananindeua (PA), foi prefeito da cidade por dois mandatos e deputado estadual.

Major Marcony (Solidariedade)

Leonardo Marcony Pereira, conhecido como Major Marcony, tem 51 anos e é militar da reserva do Exército e empresário na área de segurança pública.  Nascido em Belém (PA), é filiado ao Solidariedade, partido do qual é o atual presidente no estado do Pará. Marcony é candidato a governador do Pará (PA) nas eleições de 2022.

Paulo Roseira (Agir)

Nascido em Belém (PA), Paulo Roseira tem 63 anos e é engenheiro. Ele nunca concorreu a uma eleição e agora é candidato a ao governo do Pará (PA) em 2022 pelo Agir.

Sofia Couto (PMB)

Sofia de Almeida Couto, 56 anos, é presidente estadual do PMB e iniciou sua trajetória política há mais de uma década. Nascida em Belém (PA),  disputou as eleições de 2012 e 2016 como candidata a vereadora e conquistou a suplência. Em 2018, terminou a disputa como suplente de deputada estadual. Agora, concorre como candidata a governadora do Pará (PA) em 2022 pelo PMB.

Zequinha Marinho (PL)

José da Cruz Marinho, conhecido como Zequinha Marinho, 62 anos, é formado em Pedagogia, técnico em contabilidade e pós-graduando em Administração Pública. Nascido em Araguacema (TO), Marinho é senador e candidato a governador do Pará (PA) em 2022 pelo PL. Foi deputado estadual e federal e também ocupou a cadeira de vice-governador entre 2015 e 2019, no governo de Simão Janete (PSDB).

Acompanhe ao vivo ao GPS eleitoral neste sábado, a partir das 17h30, com análises sobre as eleições