Eleições 2022

Veja quem são os candidatos a governador de Pernambuco em 2022

Três mulheres e oito homens disputam a vaga no Palácio do Campo das Princesas no pleito de outubro

candidatos a governador de Pernambuco 2022
Ilha de Antônio Vaz, no Recife, Pernambuco | Crédito: Portal da Copa/Wiki Commons

A campanha eleitoral pela vaga no Palácio do Campo das Princesas foi iniciada em 16 de agosto. A disputa conta com onze candidatos a governador de Pernambuco (PE) em 2022.

O atual governador Paulo Câmara (PSB) não irá concorrer ao pleito, já que foi reeleito nas últimas eleições. Entre os principais nomes para o cargo, segundo as pesquisas, estão: Marília Arraes (Solidariedade), Raquel Lyra (PSDB), Miguel Coelho (União Brasil) e Danilo Cabral (PSB).

O primeiro turno das eleições está marcado para ocorrer no dia 2 de outubro e o segundo, caso necessário, no dia 30 do mesmo mês.

Confira lista de candidatos a governador de Pernambuco nas eleições de 2022

Quiz do Nosso Papo Reto incentiva o diálogo ao demonstrar que há mais opiniões que aproximam do que afastam os brasileiros. Clique e jogue! 

Anderson Ferreira (PL)

Ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes (PE), Anderson Ferreira, 49 anos, é candidato a governador de Pernambuco (PE) em 2022 pelo PL. Nascido no Recife (PE), Ferreira foi eleito duas vezes deputado federal, em 2010 e 2014. Assumiu a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes em 2016 e foi reeleito em 2020. Ele deixou o cargo no início deste ano para ser candidato ao governo de Pernambuco (PE). Ferreira é presidente estadual do PL.

Claudia Ribeiro (PSTU)

Claudia Ribeiro, de 50 anos, é professora da Rede Pública Municipal de Recife e foi diretora do Sindicato dos Professores do Recife (Sinpere). É natural do Rio de Janeiro (RJ), mas vive em Pernambuco (PE) desde a infância. Em 2020, Ribeiro foi candidata a prefeita do Recife. Já disputou também vaga de vereadora da capital pernambucana e de deputada estadual, mas não conseguiu se eleger em nenhuma oportunidade. Agora, é candidata ao governo de Pernambuco (PE) em 2022.

Danilo Cabral (PSB)

Formado em Direito, Danilo Cabral é deputado federal e foi escolhido para ser candidato ao governo de Pernambuco (PE) em 2022 pelo PSB, partido do atual governador Paulo Câmara, que não pode se reeleger. Cabral é natural de Surubim (PE), foi vereador do Recife, de 2005 a 2009, e ocupou a secretaria de Planejamento do estado durante o governo de Paulo Câmara.

Jadilson Bombeiro (PMB)

Jadilson Francisco Andrade, conhecido como Jadilson Bombeiro, é sargento do Corpo de Bombeiros de Pernambuco e suplente de vereador em Olinda (PE). Natural do Recife (PE), Jadilson é formado em Direito e em Ciência Política, e possui pós-graduação em Direito Penal e em Processo Penal. Ele foi anunciado como candidato a governador de Pernambuco (PE) em 2022 pelo PMB.

João Arnaldo (PSOL)

Nascido em Salgueiro (PE), João Arnaldo é advogado com mestrado em desenvolvimento e meio ambiente. Arnaldo foi candidato a vice-prefeito do Recife (PE)  na chapa com Marília Arraes (então no PT) em 2020, mas não se elegeu. É a aposta do PSOL como candidato ao governo de Pernambuco (PE) nas eleições de 2022.

Jones Manoel (PCB)

Formado em História e com mestrado em serviço social, Jones Manoel é youtuber e professor de história. Natural do Recife (PE), é militante político do PCB e foi lançado como candidato a governador de Pernambuco (PE) em 2022 pelo PCB.

Marília Arraes (Solidariedade)

Marília Arraes, 38 anos, é deputada federal e presidente estadual do Solidariedade, partido pelo é candidata ao governo de Pernambuco (PE). Natural de Recife, Arraes é advogada e iniciou a carreira política como vereadora, foi eleita em 2008 e reeleita quatro anos depois. Foi secretária de Juventude e Emprego de Pernambuco na gestão de Eduardo Campos e, em 2020, concorreu à prefeitura de Recife, mas foi derrotada pelo primo João Campos (PSB) no segundo turno. Neta de Miguel Arraes, Marília Arraes é a candidata a governadora de Pernambuco (PE) em 2022 pelo Solidariedade.

Miguel Coelho (União Brasil)

Nascido no Recife (PE), Miguel Coelho, 31 anos, é ex-prefeito de Petrolina (PE), no sertão pernambucano. Formado em Direito com pós-graduação em Liderança e Gestão Pública, Coelho já foi deputado estadual pelo PSB e durante seu mandato criou a Comissão do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), para investigar os atrasos de obras como a transposição do rio São Francisco e a Transnordestina. Em março, ele renunciou ao mandato na prefeitura de Petrolina (PE) para ser candidato a governador de Pernambuco (PE) nas eleições de 2022.

Pastor Wellington Carneiro (PTB)

Advogado e pastor evangélico, Wellington Carneiro, 48 anos, é natural de Garanhuns (PE), no Agreste de Pernambuco. Carneiro disputou sua primeira eleição em 2006, quando foi candidato a deputado federal. Voltou a se candidatar em 2014 e em 2018, concorrendo a deputado estadual e deputado federal, respectivamente. Em 2020, foi candidato a vice-prefeito do Recife (PE) na chapa do Coronel Alberto Feitosa, mas não obteve sucesso. Atualmente, é presidente do PTB no estado e candidato a governador de Pernambuco (PE) em 2022.

Raquel Lyra (PSDB)

Advogada com pós-graduação em Direito Econômico e de Empresas, Raquel Lyra, 43 anos, é ex-prefeita de Caruaru e deixou o mandato para ser candidata ao governo de Pernambuco (PE) pelo PSDB. Lyra também já foi delegada da Polícia Federal, chefe da Procuradoria de Apoio Jurídico e Legislativo do governo de Eduardo Campos e deputada estadual por dois mandatos consecutivos, de 2011 a 2017. Natural do Recife (PE), ela foi eleita prefeita de Caruaru em 2016 e reeleita em 2020.

Ubiracy Olímpio (PCO)

Nascido no Recife (PE), Ubiracy Olímpio, 61 anos, é escritor e mora em Jaboatão dos Guararapes (PE), cidade pela qual já foi candidato a prefeito pelo PCO. Olímpio é candidato a governador de Pernambuco (PE) em 2022 pela primeira vez.

Quiz do Nosso Papo Reto incentiva o diálogo ao demonstrar que há mais opiniões que aproximam do que afastam os brasileiros. Clique e jogue!