Eleições 2022

Pesquisa IPEC: Lula tem 50% das intenções de voto e Bolsonaro fica com 43%

Petista oscilou um ponto para baixo e o atual presidente, um ponto para cima; brancos e nulos somam 5% e indecisos, 2%

agregador de pesquisas Lula e Bolsonaro Pesquisa eleitoral IPEC
Montagem dos candidatos Lula e Jair Bolsonaro / Crédito: Lucas Gomes

A última pesquisa eleitoral IPEC para o segundo turno das eleições presidenciais de 2022, divulgada na tarde desta segunda-feira (17/10), mostra um cenário de estabilidade com leves oscilações para cima e para baixo. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcou 50% das intenções de voto, um ponto a menos em comparação com o levantamento da semana passada. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) oscilou um ponto para cima e ficou com 43% das intenções de voto.

Esta porcentagem do atual presidente é a mesma da primeira pesquisa IPEC para o segundo turno, divulgada há duas semanas. Na pesquisa seguinte ele oscilou um ponto para baixo, e agora volta para o mesmo patamar inicial.

Além disso, brancos e nulos somam 5%, mesmo percentual da última semana, enquanto que indecisos seguem em 2% do eleitorado. Subtraindo esses números, Lula marca 54% dos votos válidos enquanto Bolsonaro fica com 46%.

Encomendada pela TV Globo, a pesquisa entrevistou 3.008 pessoas em 184 municípios entre sábado (15/10) e segunda-feira (17/10). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-02707/2022.