Eleições 2022

Eleições 2022

Os pré-candidatos a governador de Santa Catarina em 2022

Disputa pelo governo estadual tem, até o momento, doze nomes cotados para as eleições de outubro

candidatos a governador de Santa Catarina
Sede do governo de Santa Catarina | Crédito: Rachmaninoff/ Wiki Commons

Os pré-candidatos a governador de Santa Catarina nas eleições de 2022 ainda não estão totalmente definidos pelos partidos, mas, até o momento, doze nomes são cotados para concorrer ao governo do estado catarinense.

De acordo com o levantamento do Instituto de Pesquisa Catarinense, a disputa pela cadeira de governador está acirrada. O atual governador Carlos Moisés (Republicanos) aparece em primeiro lugar, com 19,3% das intenções de voto, em empate técnico com Jorginho Mello (PL), com 18,6%. O terceiro colocado é Gean Loureiro (União Brasil), com 11,6%.

Vale destacar que os candidatos a governador de Santa Catarina podem ser indicados pelos partidos até 5 de agosto, quando termina o prazo para a escolha dos representantes. O registro das candidaturas deve ser feito até 15 de agosto.

Quem são os possíveis candidatos a governador de Santa Catarina?

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis.

Carlos Moisés (Republicanos)

Atual governador de Santa Catarina, Carlos Moisés nasceu em Florianópolis. É formado em Direito e bombeiro militar aposentado. Em 2018, filiou-se ao PSL e concorreu ao governo catarinense. Venceu a disputa no segundo turno. O político passou por dois processos de impeachment durante o governo, mas escapou em ambos. É candidato à reeleição ao cargo de governador de Santa Catarina pelo Republicanos.

Jorginho Mello (PL)

Jorginho Mello é senador e presidente do diretório do PL em Santa Catarina. Nascido em Ibicaré, Mello foi vereador de Herval d’Oeste (SC) entre 1976 e 1980. Ocupou também o cargo de deputado estadual por quatro mandatos consecutivos, e de deputado federal por dois mandatos. Foi anunciado pelo PL como pré-candidato a governador de Santa Catarina em 2022.

Gean Loureiro (União Brasil)

Natural de Florianópolis, é advogado e ex-prefeito de sua cidade natal. Já foi vereador da capital catarinense por cinco mandatos consecutivos e deputado estadual. Loureiro também é formado em administração e tem mestrado em engenharia de produção. É o pré-candidato do União Brasil ao cargo de governador de Santa Catarina nas eleições 2022.

Esperidião Amin (PP)

Esperidião Amin é professor universitário, advogado e senador pelo PP. Nascido em Florianópolis, Amin iniciou a carreira pública em 1969, como diretor de administração da Secretaria de Educação e Cultura de Santa Catarina no governo de Ivo Silveira. Foi prefeito de Florianópolis, governador e deputado federal por três mandatos. Em 1994, disputou as eleições presidenciais. Ele é pré-candidato a governador de SC pelo PP, partido que é filiado desde 1995.

Dário Berger (PSB)

Nascido em Bom Retiro (SC), Dário Berger foi prefeito de São José entre 1996 e 2004 e de Florianópolis entre 2005 até 2013. Atualmente, Berger é senador pelo PSB e pré-candidato a governador de SC nas eleições de 2022. Berger é formado em Administração de Empresas e tem especialização em recursos humanos.

Décio Lima (PT)

Nascido em Itajaí, Décio Lima é formado em Ciências Sociais e em Direito. Foi vereador e prefeito de Blumenau por dois mandatos consecutivos. Entre 2005 e 2006, foi superintendente do Porto de Itajaí e elegeu-se três vezes deputado federal pelo PT. Atualmente, é presidente do diretório estadual do Partido em Santa Catarina. É o pré-candidato escolhido pelo PT para disputar o governo de Santa Catarina em 2022.

Antídio Lunelli (MDB)

Antídio Lunelli é ex-prefeito de Jaraguá do Sul (SC) e pré-candidato a governador de Santa Catarina pelo MDB nas eleições 2022. Natural de Corupa (SC), Lunelli é empresário no setor de confecções e iniciou carreira política em 2016, quando foi eleito prefeito.

Raimundo Colombo (PSD)

Raimundo Colombo é ex-governador de Santa Catarina, foi eleito em 2010 e reeleito em 2014. Nascido em Lages, já foi prefeito no município por dois mandatos, senador, deputado federal e deputado estadual. Colombo também foi diretor presidente da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e presidente da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). É novamente candidato a ocupar o cargo de governador de SC nas eleições de 2022.

Gelson Merisio (Solidariedade)

Nascido em Xaxim (SC), Gelson Merisio é administrador de empresas e ex-deputado estadual de Santa Catarina. Foi eleito 2006 e reeleito em 2010 e 2014. Seu primeiro cargo público foi como vereador de Xanxerê. Merisio foi também presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina (Facisc) por dois mandatos consecutivos. Em 2018, concorreu ao governo de SC, mas perdeu no segundo turno. Filiou-se recentemente ao Solidariedade e é apontado como pré-candidato ao governo de SC pelo partido na eleição de 2022.

Fernando Coruja (PDT)

Carlos Fernando Agustini, mais conhecido como Fernando Coruja, é médico, professor universitário e ex-prefeito de Lajes (SC), sua cidade natal e onde iniciou a carreira política como vereador em 1988. Foi eleito deputado federal por duas vezes. Ele também foi secretário de Saúde de Florianópolis. Agora é o pré-candidato ao governo de Santa Catarina pelo PDT.

Ralf Zimmer (PROS)

Ralf Zimmer é defensor público estadual e pré-candidato a governador de SC pelo PROS. Natural de Chapecó (SC), Zimmer é formado em Direito e foi candidato a deputado federal em 2018 pelo PSDB, mas não se elegeu. Ele ganhou notoriedade no cenário político ao propor o primeiro processo de impeachment contra o governador Carlos Moisés e a vice Daniela Reinehr.

Odair Tramontin (Novo)

Formado em Direito com especialização em Direito Penal e Processual Penal, Odair Tramontin é promotor de Justiça e professor universitário. Nascido em  Campo Erê (SC), Tramontin já foi coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e, nas eleições de 2020, foi candidato a prefeito de Blumenau, quando terminou em terceiro lugar. Agora é o pré-candidato do Novo ao governo de SC nas eleições 2022.

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis.