Eleições 2022

Onyx Lorenzoni x Eduardo Leite: os perfis e os números dos candidatos a governador do RS

Candidatos do PL e do PSDB disputam o segundo turno para governador no Rio Grande do Sul

candidatos governador do RS
Palácio Piratini / Crédito: Wikimedia Commons

No segundo turno das eleições, que será realizado no dia 30 de outubro, os gaúchos decidirão quem ocupará a cadeira do Palácio Piratini. Os candidatos a governador do Rio Grande do Sul (RS) que avançaram para o segundo turno das eleições de 2022 foram Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB).

No primeiro turno, Lorenzoni teve 37,50% dos votos contra 26,81% de Leite, que tenta a reeleição. Ficaram fora da disputa os seguintes candidatos: Edegar Pretto (PL), Luiz Carlos Heinze (PP), Argenta (PSC), Vieira da Cunha (PDT), Ricardo Jobim (Novo), Vicente Bogo (PSB), Rejane de Oliveira (PSTU) e Carlos Messalla (PCB).

A última pesquisa IPEC, divulgada na sexta-feira (28/10), mostra a liderança de Eduardo Leite, com 56% dos votos válidos. Onyx Lorenzoni marcou 44%.

Eleições 2022 AO VIVO: Siga as principais notícias e análises do 2º turno e assista ao GPS Eleitoral a partir das 17h, com a marcha da apuração

 

Confira a lista dos candidatos a governador do RS no segundo turno das eleições 2022

Onyx Lorenzoni (PL)

Médico veterinário, Onyx Lorenzoni foi ministro do Trabalho e Previdência do governo Bolsonaro. Lorenzoni é candidato a governador do Rio Grande do Sul (RS) em 2022 pelo PL, partido do presidente Jair Bolsonaro. Lorenzoni é gaúcho de Porto Alegre e também foi ministro-chefe da Casa Civil, da Cidadania e da Secretaria da Presidência durante o governo Bolsonaro. Concorreu à prefeitura de Porto Alegre em 2004 e 2008, mas não conseguiu se eleger. O número de Onyx Lorenzoni na urna é 22.

Eduardo Leite (PSDB)

Ex-governador do Rio Grande do Sul (RS), Eduardo Leite, 37 anos, é nascido em Pelotas (RS) e formado em Direito. Leite filiou-se ao PSDB em 2001 e concorreu pela primeira vez em 2004, quando foi candidato a vereador por sua cidade natal, mas não obteve sucesso. No pleito de 2008, concorreu novamente a uma vaga de vereador e foi eleito. Leite também foi prefeito de Pelotas, de 2013 a 2017. Em 2018, foi candidato ao governo do Rio Grande do Sul (RS) e se elegeu ao cargo que ocupou até o início deste ano. Ele renunciou ao governo com a intenção de concorrer à Presidência da República, mas acabou desistindo da candidatura. Agora, Eduardo Leite é novamente candidato a governador do Rio Grande do Sul (RS) em 2022 pelo PSDB. O número de Eduardo Leite na urna é 45.

Quiz do Nosso Papo Reto incentiva o diálogo ao demonstrar que há mais opiniões que aproximam do que afastam os brasileiros. Clique e jogue!