Eleições 2022

Jorginho Mello x Décio Lima: os perfis e os números dos candidatos a governador de SC

Postulantes do PL e do PT disputam o segundo turno das eleições 2022 para ocupar o governo catarinense

candidatos a governador sc
Centro administrativo do governo de Santa Catarina / Crédito: Ricardo Wolffenbuttel/Divulgação

Os candidatos a governador de Santa Catarina (SC) nas eleições 2022 que disputam o segundo turno se enfrentam no dia 30 de outubro. Jorginho Mello (PL) e Décio Lima (PT) são os candidatos ao governo catarinense, num cenário de polarização similar ao nacional. O JOTA fará cobertura ao vivo do segundo turno eleitoral.

No primeiro turno das eleições, Jorginho Mello, candidato do partido do presidente Jair Bolsonaro (PL), obteve 38,61% dos votos válidos, enquanto Décio Lima, candidato do partido do ex-presidente Lula, ficou na segunda colocação, com 17,42% dos votos.

Ficaram de fora da disputa do segundo turno os candidatos Moisés (Republicanos), Gean Loureiro (União Brasil), Esperidião Amin (PP), Odair Tramontin (NOVO), Jorge Boeira (PDT), Professor Alex Alano (PSTU), Ralf Zimmer (PROS) e Leandro Borges (PCO).

Confira a lista dos candidatos a governador de Santa Catarina (SC) no segundo turno das eleições 2022

Jorginho Mello (PL)

Jorginho Mello, 66 anos, é senador e presidente do diretório do PL em Santa Catarina. Nascido em Ibicaré (SC), Mello foi vereador de Herval d’Oeste (SC) entre 1976 e 1980. Ocupou também o cargo de deputado estadual por quatro mandatos consecutivos, e de deputado federal por dois mandatos. Mello é aliado de Jair Bolsonaro (PL) e foi anunciado pelo PL como candidato a governador de Santa Catarina (SC) em 2022. O número de Jorginho Mello na urna é 22.

Décio Lima (PT)

Nascido em Itajaí (SC), Décio Lima, 61 anos, é formado em Ciências Sociais e em Direito. Foi vereador e prefeito de Blumenau (SC) por dois mandatos consecutivos. Entre 2005 e 2006, foi superintendente do Porto de Itajaí e se elegeu três vezes como deputado federal pelo PT, partido do ex-presidente Lula. Atualmente, é presidente do diretório estadual do Partido em SC. Décio Lima é candidato ao governo de Santa Catarina (SC) em 2022. O número de Décio Lima na urna é 13.