Eleições 2022

Diferença entre Lula e Bolsonaro volta aos 10 pontos, aponta pesquisa Genial/Quaest

Lula e Bolsonaro estão numericamente empatados na região Sudeste, com 38% de intenção de votos no primeiro turno

agregador consenso das pesquisas eleitorais

O levantamento de intenção de voto realizado pela pesquisa Genial/Quaest mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oscilou positivamente em 2 pontos percentuais e recuperou a diferença de 10 pontos sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL). No primeiro turno, Lula tem 44% das intenções de voto, contra 34% de Bolsonaro, que mantém esse resultado desde a pesquisa divulgada em 7 de setembro. 

A região Sudeste, onde estão 42% dos eleitores brasileiros, continua a registrar empate, agora numérico, em 38%. O presidente mantém vantagem no Sul, onde está 11 pontos à frente de Lula, com 45% contra 34%. O ex-presidente continua a liderar  com folga no Nordeste: 60% a 21%.

Ciro Gomes (PDT) oscilou 1 ponto percentual para baixo e tem nesta rodada 6%; Simone Tebet (MDB) oscilou 1 ponto para cima e aparece com 5%; Soraya Thronicke (União Brasil) mantém 1%. Os demais candidatos a presidente não pontuaram. Indecisos são 5%, mesmo percentual dos que votam em branco ou nulo ou não pretendem comparecer às urnas. 

Quiz do Nosso Papo Reto incentiva o diálogo ao demonstrar que há mais opiniões que aproximam do que afastam os brasileiros. Clique e jogue! 

Voto já definido 

Perguntados se seus votos são definitivos, 83% dos eleitores de Bolsonaro e 81% dos eleitores de Lula consideram que a decisão sobre o voto é definitiva. Já entre os apoiadores da candidatura de Ciro essa taxa é de 47% e de 44% entre os eleitores de Tebet.

Perguntados sobre quem seu candidato deve apoiar se houver segundo turno, 50% dos eleitores de Ciro defenderam apoio a Lula, 18% a Bolsonaro e 29% preferem a neutralidade. Entre os eleitores de Simone Tebet, a diferença é de apenas 1 ponto percentual entre os que defendem apoio a Lula e os que preferem Bolsonaro: 35% a 34%. Para 27%, a candidata do MDB não deve apoiar nenhum dos dois.

Segundo turno

Na simulação de segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 50% a 40%. Para 53% dos eleitores, Bolsonaro não merece um segundo mandato, enquanto 44% consideram que sim.  Sobre a volta de Lula à presidência, 52% consideram que o ex-presidente merece voltar, contra 45% que têm opinião contrária

A pesquisa Genial/Quaest

A 19ª rodada da pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.000 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 17 e 20 de setembro, em entrevistas nas casas dos eleitores em 27 estados. A margem de erro informada pela pesquisa é de +/- 2 pontos percentuais e nível de confiança da pesquisa para a estimação da margem de erro de 95%. A sondagem está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-004459/2022. Desde julho de 2021, a Genial/Quaest realiza pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais.

Quiz do Nosso Papo Reto incentiva o diálogo ao demonstrar que há mais opiniões que aproximam do que afastam os brasileiros. Clique e jogue!