Eleições 2022

Damares Alves derrota Flávia Arruda e é eleita senadora pelo Distrito Federal

Ex-ministra da Mulher tem 45,04% até o momento o que garante vitória frente a um dos principais nomes do centrão

Senadora Damares Alves
A ex-ministra Damares Alves, eleita senadora pelo DF. Crédito: Alan Santos/PR

Damares Alves (Republicanos) foi eleita senadora pelo Distrito Federal, com 45,04% dos votos válidos até o momento. Ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos de Jair Bolsonaro, Damares surpreendeu e derrotou outra colega de governo, Flávia Arruda (PL), que tem 26,79% até agora. Foram apuradas 90,66% das urnas. O JOTA acompanhou a votação e o resultado das eleições ao vivo.

Flávia, que é mulher do ex-governador José Roberto Arruda (PL), era ministra da Secretaria de Governo de Bolsonaro desde 2021 e um dos principais integrantes do centrão no governo federal.

Ela e Damares disputavam votos da direita no DF, mas a ex-ministra da Mulher tinha como trunfo o apoio da primeira-dama Michelle Bolsonaro, fundamental para engajar o relevante eleitorado evangélico no Distrito Federal.

Flávia liderou as pesquisas durante a maior parte da campanha, mas o crescimento de Damares já era detectado nos levantamentos da última semana.

O plano inicial era Damares concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados, deixando Flávia Arruda como a “candidata oficial” do campo bolsonarista ao Senado. A ex-ministra da Mulher, porém, mudou de ideia e apostou numa candidatura a senadora com a bênção de Michelle.

Questionada sobre o palanque duplo, Damares afirmou em entrevista ao UOL que Bolsonaro a amava. “O presidente me ama! O presidente me ama muito, e isso já ficou provado. Mas ele também ama a Flávia. Ele não vai se posicionar e vai deixar a direita de Brasília escolher a melhor proposta.”

Acompanhe ao vivo a marcha da apuração no GPS Eleitoral do JOTA