Agenda

Confira as novas datas dos debates presidenciais em 2022

Para atrair os candidatos que lideram as pesquisas, emissoras se unem em pool para debate presidencial

debate presidencial Lula e Bolsonaro
Lula e Bolsonaro - Crédito: Montagem com fotos de Ricardo Stuckert/Flickr Lula e Isac Nóbrega/Presidência da República

Com a ameaça de que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) — os dois candidatos à Presidência da República que lideram as pesquisas nas eleições de 2022 — poderiam não participar de todos os debates presidenciais, as emissoras de rádio e TV, jornais e sites se reorganizaram e divulgaram novas datas.

Os veículos de comunicação adotaram o modelo de pool, comum nas eleições presidenciais dos Estados Unidos e também utilizado na eleição presidencial brasileira de 1989. O primeiro debate presidencial está marcado para o dia 28 de agosto, na Band. A emissora terá como parceiros a TV Cultura, o jornal Folha de S.Paulo e o portal UOL.

A rádio Jovem Pan cancelou o debate que realizaria no próximo dia 9 de agosto. A direção da emissora ainda estuda se integrará algum pool. A rádio CBN também cancelou o debate presidencial que aconteceria no dia 8 de setembro.

A direção da TV Aparecida, que agendou seu debate para o dia 13 de setembro, ainda terá mais uma reunião com representantes das campanhas dos candidatos e deve anunciar a posição final até semana que vem.

A Rede TV! e a TV Globo mantiveram as datas divulgadas anteriormente tanto para o primeiro quanto para o segundo turno. Os pools formados por Band, TV Cultura, UOL e Folha de S.Paulo e pelos jornais O Globo, Valor, Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, UOL e G1 ainda definirão as datas dos debates do segundo turno.

Os partidos têm até o dia 15 de agosto para registrar na Justiça Eleitoral os nomes indicados para concorrer aos cargos em disputa no pleito deste ano. No dia 16 de agosto, a corrida eleitoral é iniciada formalmente.

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis

Confira as datas já agendadas dos debates dos candidatos a presidente  para o primeiro turno

28 de agosto – Band, TV Cultura, UOL e Folha de S.Paulo (a confirmar data do debate do segundo turno)

2 de setembro – Rede TV!

14 de setembro – O Globo, Valor, Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, UOL e G1 (a confirmar data do debate do segundo turno)

13 de setembro – TV Aparecida (a confirmar)

24 de setembro – CNN, Veja, SBT, O Estado de S. Paulo, NovaBrasil FM e Terra

29 de setembro – TV Globo

Confira as datas dos debates presidenciais já agendadas para o segundo turno

17 de outubro – Rede TV!

22 de outubro – CNN, Veja, SBT, O Estado de S. Paulo, NovaBrasil FM e Terra 

28 de outubro – TV Globo

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis