Eleições 2022

Confira quem são os candidatos a presidente da República em 2022

Disputa pela vaga no Palácio do Planalto tem onze nomes; pleito está marcado para 2 de outubro

candidatos a presidente 2022
Guarda do Palácio do Planalto | Crédito: Marcos Corrêa/PR

A corrida eleitoral pela vaga no Palácio do Planalto já começou. Os candidatos à Presidência da República nas eleições de 2022 estão aptos a pedir votos e fazer campanha pelo país. Onze candidatos a presidente estão na disputa que terá o primeiro turno no dia 2 de outubro. O JOTA fez uma cobertura completa da apuração no primeiro turno. O segundo turno das eleições de 2022 acontece no dia 30 de outubro. A posse do presidente eleito será no dia 01 de janeiro de 2023.

No início da campanha, eram doze nomes no páreo porém as candidaturas do coach Pablo Marçal (PROS) e do ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) foram indeferidas.

Marçal não pode ser candidato a presidente da República porque o presidente do partido, Eurípedes Júnior, retirou a candidatura dele e declarou apoio ao ex-presidente Lula (PT). Já Jefferson teve a candidatura negada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já que ele está inelegível até dezembro de 2023 devido à condenação no julgamento do mensalão.

Antes do início da corrida eleitoral, João Doria (PSDB) e Sergio Moro (União Brasil) abandonaram suas pré-candidaturas para presidente. Outros possíveis postulantes, como Eduardo Leite (PSDB) e Aldo Rebelo (sem partido) também ficaram pelo caminho. Depois foi a vez de Luciano Bivar, que anunciou o plano de ser novamente candidato a deputado federal.

Logo em seguida quem desistiu da corrida presidencial foi André Janones, que em 4 de agosto anunciou apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Confira a lista dos candidatos a presidente da República em 2022

Ciro Gomes (PDT)

Ciro Gomes é de Pindamonhangaba, interior de São Paulo. Foi governador do Ceará, ministro da Fazenda no governo Itamar Franco e ministro da Integração Nacional no governo Lula. Disputou as eleições presidenciais de 1998 e 2002 pelo PPS e de 2018 pelo PDT, quando ficou em terceiro lugar. Em 2018, o JOTA mostrou que na ocasião Gomes respondia a 77 processos que requeriam danos morais ou que imputavam a ele o cometimento de crimes contra a honra. Ciro Gomes é candidato a presidente da República nas eleições de 2022, com candidatura confirmada desde o dia 20 de julho. Ciro Gomes é candidato à Presidência da República em 2022 e disputa sua quarta eleição presidencial.

Constituinte Eymael (DC)

José Maria Eymael é natural de Porto Alegre (RS). Ele é graduado em Filosofia e Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Eymael fez carreira não só como advogado, mas também empresário no ramo de marketing e comunicação. Em 1962, se filiou ao antigo Partido Democrata Cristão, e, em 1986, se elegeu deputado federal por São Paulo na Assembleia Constituinte,  e foi reeleito no pleito seguinte. Eymael é candidato a presidente da República em 2022 e disputa sua sexta eleição presidencial.

Luiz Felipe d’Avila (Novo)

Nascido em São Paulo, Luiz Felipe D’Ávila tem 58 anos e é formado em Ciência Política. Atuou como editorialista, comentarista político, e também como diretor de editoras e escritor. Em seus livros, defende uma agenda liberal. Fundou uma ONG dedicada à formação de líderes políticos e agora é candidato a presidente da República nas eleições 2022 pelo Novo.

Jair Bolsonaro (PL)

presidente Jair Bolsonaro, 67 anos, se filiou ao PL em novembro para disputar a reeleição. Ele é natural de Glicério (SP), seguiu carreira militar e chegou a capitão. Deu início à carreira política em 1988, quando se elegeu vereador. Depois, entre 1990 e 2018, ocupou a cadeira de deputado federal. Por último, se elegeu presidente como o 1º militar que chegou ao posto pelo voto desde 1945. A candidatura de Bolsonaro à reeleição para a Presidência da República foi oficializada pelo PL no dia 24 de julho de 2022.

Léo Péricles (UP)

Leonardo Péricles, 40 anos, nasceu em Belo Horizonte (MG). Péricles deu início à militância política nos anos 2000, no âmbito do movimento estudantil. Na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi eleito diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE). Em 2011, passou a integrar o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), e liderou ocupações urbanas e protestos de junho de 2013 em BH. Em 2020, concorreu à vice-prefeito da capital mineira. Agora Léo Péricles é candidato a presidente da República nas eleições 2022 pelo UP.

Lula (PT)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é candidato a presidente da República em 2022 pelo PT e é o principal adversário de Bolsonaro, segundo as pesquisas de intenção de voto. Lula nasceu em Caetés, na época um distrito Garanhuns (PE), é ex-metalúrgico e governou o país entre 2003 e 2010. Em 2018, foi preso para fins de execução provisória da pena no processo do tríplex do Guarujá e foi impedido de disputar as eleições daquele ano com base na Lei da Ficha Limpa. Em 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou as condenações de Lula. Posteriormente, os processos da Lava Jato contra ele prescreveram ou foram arquivados. Lula foi confirmado como candidato a presidente da República nas eleições 2022 no dia 21 de julho.

Padre Kelmon (PTB)

Kelmon Luís da Silva Souza, conhecido como Padre Kelmon, é natural de Acajutiba (BA) e tem 45 anos. Kelmon é padre ortodoxo e ajudou a criar o Movimento Cristão Conservador e lidera atualmente o Movimento Cristão Conservador Latino Americano (Meccla). Ele se tornou candidato a presidente da República em 2022 depois que Roberto Jefferson, de quem era candidato a vice, teve a candidatura negada pelo TSE.

Simone Tebet (MDB)

Simone Tebet, 52 anos, é natural de Três Lagoas (MS) e formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fez carreira como advogada e professora. Em 2002, foi eleita deputada estadual. Depois se elegeu prefeita de Três Lagoas (MS) por 2 mandatos e foi vice-governadora, em 2010. Ao chegar ao Senado, em 2014, liderou a primeira bancada feminina, foi a primeira mulher a presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e participou da CPI da Pandemia. Agora é candidata à Presidência da República em 2022 pela ‘terceira via’. Seu nome foi confirmado em convenção partidária realizada em 27 de julho.

Sofia Manzano (PCB)

Sofia Manzano, 51 anos, é paulista e doutora em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP). Além de economista, também é professora universitária na Bahia. Em 2014, disputou a vice-presidência pelo PCB. Deu início à militância política pelo partido em 1989. A partir de 2013, passou a integrar o movimento sindical de professores, e foi uma das líderes de greves da categoria. Agora, Sofia Manzano é candidata à Presidência da República em 2022 pelo PCB.

Soraya Thronicke (União Brasil)

Nascida em Dourados (MS), Soraya Thronicke, 49 anos, é senadora em primeiro mandato e presidente da União Brasil Mulher. Formada em Direito com MBA em Direito Empresarial e pós-graduada em Direito Tributário e em Direito de Família e Sucessões, começou a atuar no universo político ao participar de movimentos de rua em 2013. Disputou sua primeira eleição em 2018, filiada ao PSL, e foi eleita para o Senado na onda de candidaturas bolsonaristas. Antes, Thronicke foi filiada ao Novo. Agora, foi anunciada como candidata à Presidência da República nas eleições de 2022 pelo União Brasil.

Vera Lúcia (PSTU)

Nascida em Inajá (PE), Vera Lúcia tem 54 anos e é socióloga pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ainda criança, se mudou com a família para Aracaju (SE). Na capital, trabalhou como garçonete, datilógrafa e depois entrou para uma indústria de calçados, e com isso, se engajou no movimento sindical. Em 1992, a partir de uma dissidência do PT, participou da criação do PSTU. Já foi candidata a prefeita, governadora e deputada federal. Agora Vera Lúcia é uma das candidatas a presidente da República nas eleições 2022.