Campanha de imunização

Varíola dos macacos: Saúde muda diretriz e planeja vacinação para este mês

Nenhuma dose de vacina contra Mpox foi aplicada no Brasil até hoje, quase cinco meses após a chegada do primeiro lote

Vacinação
Crédito: Tania Rêgo/Agência Brasil

O Ministério da Saúde planeja realizar uma campanha de vacinação contra a varíola dos macacos já a partir de março. O planejamento inclui imunizar grupos prioritários contra a doença, também chamada de Mpox, e não mais realizar estudos clínicos, como foi o plano anunciado pela gestão do ex-ministro Marcelo Queiroga.

A medida poderá se concretizar com a prorrogação do aval concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em fevereiro, já que a liberação de uso dos imunizantes vencia no fim do mês. Nenhuma dose de vacina contra Mpox foi aplicada no Brasil até hoje, quase cinco meses após a chegada do primeiro — e único — lote, de 9,8 mil doses, em 4 de outubro.

“Vamos começar uma ação em março. Minha ideia é definir a população sob maior risco e aplicar (as doses). Infelizmente, são pouquíssimas vacinas”, declarou ao JOTA a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel.

Com a baixa quantidade de doses, o público-alvo deve incluir pessoas com HIV/Aids, mais vulneráveis à MPOX. A pasta avalia estender as doses a homens que fazem sexo com homens (HSH), pessoas que tiveram contato com infectados e profissionais de saúde. Ajustes ainda são necessários.

Além da baixa quantidade de doses, o esquema padrão de duas doses por pessoa restringe a aplicação. Há de se considerar reserva de perda técnica em torno de 10% das doses.

Dados do Ministério da Saúde mostram que o Brasil teve 10.846 casos e 15 mortes por varíola dos macacos até 24 de fevereiro, quando o último boletim foi divulgado. A atualização de casos — que era diária até o fim de janeiro — passou a ser semanal em fevereiro, assim como ocorrerá com a Covid-19 a partir deste mês.

Como o JOTA mostrou, o Brasil só recebeu 19,6% das 50 mil vacinas contra Mpox encomendadas por intermédio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS). A remessa corresponde a menos da metade do previsto para outubro.

As 40,2 mil doses restantes deveriam ter chegado até o fim de dezembro. Não há previsão, porém, de quando os imunizantes da Bavarian Nordic devem desembarcar no país. A reportagem questionou a pasta, mas não obteve retorno.