Covid-19

Anvisa autoriza vacina da Pfizer contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos

Nos estudos, não houve relato de nenhum evento adverso sério em crianças dessas idades

consulta pública
Vacina da Pfizer contra a Covid-19. Crédito: Myke Sena/MS

A Anvisa anunciou, na manhã desta quinta-feira (16/5), a autorização da vacina da Pfizer contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos de idade, em esquema de duas doses de 10 ug no intervalo de 21 dias. Para esse público, a eficácia estimada do imunizante é de 90%. A decisão será publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Inicialmente, a farmacêutica realizou um estudo de fase 1 para avaliar a segurança e a tolerabilidade em diferentes dosagens. Com o resultado, optou-se pela dosagem mais baixa, de 10 ug. Após essa definição, foi realizado estudo de fase 2/3, randomizado, com participação de 1.500 crianças recebendo a vacina e 750 recebendo placebo.

Na avaliação do gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes, o perfil de segurança do esquema vacinal é “muito positivo”, pois não houve diferença significativa de reações adversas entre vacina e placebo.

“Não há relato de nenhum evento adverso sério, de preocupação. Não há nenhum relato de casos muito graves ou mortalidades. Esse perfil de segurança é importante e é uma das maiores preocupações na hora de extrapolar uma vacina para uma população pediátrica”, afirmou.

Este tema foi abordado com maior profundidade para os assinantes JOTA PRO Saúde, solução corporativa que acompanha as principais discussões regulatórias do setor

Ainda há necessidade de acompanhamento de dados de segurança em subpopulações, como as crianças imunocomprometidas, e de reações adversas incomuns a partir de um monitoramento de longo prazo.

Além da dosagem, a vacina desenvolvida para o público pediátrico abaixo de 12 anos tem alteração no volume da injeção (0,2 mL), na concentração de mRNA (0,1 mg/mL), no número de doses por frasco (10 doses), na quantidade de diluente necessária para a aplicação (1,3 mL) e no tempo de armazenamento na temperatura de 2º a 8º C (10 semanas).