

O deputado federal Zé Vitor (PL-MG) é o novo presidente da Comissão de Saúde da Câmara, que tem Silvia Cristina (PL-RO) como 1ª vice-presidente. A chapa única se elegeu com 31 votos e mais quatro em branco na manhã desta quarta-feira (15/3).
Com 52 membros, a Comissão de Saúde é a segunda maior da Câmara entre as 30 permanentes. Antes, integrava a Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), então comandada pelo deputado federal Pinheirinho (PP-MG). A separação delas a partir deste ano veio puxada pela importância a que a saúde
foi alçada diante da pandemia.
A reunião começou às 11h06 apesar de ter atingido quórum por volta das 9h50. Só uma chapa concorreu após acordo entre as lideranças partidárias. Basta obter a maioria simples na votação, que é secreta, entre os parlamentares presentes.
A instalação das comissões marca simbolicamente o início dos trabalhos legislativos na Câmara dos Deputados. A demora, porém, causa espanto visto que os parlamentares tomaram posse no início de fevereiro.
Quem é Zé Vitor?
José Vitor de Resende Aguiar, mais conhecido como Zé Vitor, está no segundo mandato como deputado federal. Atualmente, integra duas frentes parlamentares ligadas à saúde: a de Combate ao Câncer Infantil e a em Defesa da Saúde Mental e Emocional.
O parlamentar autorizou destinar R$ 10.427.671 para incrementar temporariamente os serviços de saúde em Minas Gerais e mais R$ 2.528.532 para estruturar a atenção primária no estado. As verbas vêm de emendas aprovadas no Orçamento da União.
Segundo o currículo, é engenheiro agrônomo, professor universitário e empresário nos ramos de alimentos e de fertilizantes. Nasceu em Araguari (MG) em 1984, é casado e tem dois filhos.