
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende lançar nos próximos dias uma nova versão do “Mais Médicos”, com foco na capacitação de profissionais para a assistência básica e na oferta de médicos nas regiões mais distantes. O esboço da iniciativa foi apresentado ao petista durante uma reunião nesta terça-feira, no Palácio do Planalto, com ministros da área social.
O chefe da Casa Civil, Rui Costa, afirmou em entrevista a jornalistas que a participação de profissionais estrangeiros ainda está em definição, mas que a prioridade é para médicos brasileiros. Segundo ele, o Ministério da Saúde também voltará a fazer a validação de diplomas de brasileiros que se formaram no exterior e trará incentivos para recém-formados. A intenção, de acordo com o ministro, é elevar a oferta de forma quantitativa e qualitativa. “O ganho vai ser a introdução da qualificação de especialistas e de complementação da formação básica dos médicos”, afirmou.
O programa ainda não foi batizado e, por enquanto, está sendo chamado de “mais saúde para brasileiros”. A escolha deve passar ainda pelo time de comunicação do governo. Ainda na área da saúde, Rui Costa sinalizou ações para retomar credenciamentos represados para serviços em unidades de saúde. O chefe da Casa Civil afirma que muitos serviços que foram criados para os municípios deixaram de ser cadastrados pelo Ministério da Saúde há anos: “Esses serviços ou estão sendo realizados sem a participação de recursos federais ou o posto de saúde ficou pronto, o posto odontológico ficou pronto, estão equipados… mas sem funcionar porque não tem o financiamento federal”.
Foi a segunda rodada de reuniões temáticas de Lula com ministros. Os encontros são para projetar as medidas dentro do marco de 100 dias do terceiro mandato do petista. Estão previstas ações em todos os ministérios.