Saúde

Saúde

Anvisa comemora 20 anos; Mourão, Guedes e Mandetta estão convidados

Agência lançará no evento ferramenta digital para emissão de certificado internacional de vacinação

Crédito: Anvisa - 24/05/2016

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária realiza nesta terça-feira (29/01) evento em comemoração aos 20 anos de sua fundação. O órgão foi criado por meio da Lei 9.782, de 26 de janeiro de 1999.

Estão convidados o presidente da República em exercício, Hamilton Mourão; o ministro da Economia, Paulo Guedes; o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mendetta; o advogado-geral da União, André Mendonça; o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), entre outras autoridades e ex-diretores da agência.

A assessoria de Mourão disse que está prevista a participação do general no evento. A cerimônia começa às 11h, na sede da Anvisa, e deve se encerrar no final da tarde.

As autoridades devem participar do evento pela manhã. À tarde está previso debate entre diretores e ex-diretores, além de entrega de prêmio e lançamento de logomarca sobre os 20 anos da Anvisa

Carteira digital

A comemoração marcará o lançamento da ferramenta digital para emissão da Carteira Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), documento exigido para entrada em alguns países. A ideia da Anvisa é reduzir 70% da força de trabalho que hoje atua no processo manual, o que levaria à economia de R$ 30 milhões anuais, conforme antecipou o JOTA.

A Anvisa ainda estimam custo de cerca de R$ 90 milhões anuais à sociedade para conseguir o documento. O cálculo é feito com variáveis como tempo médio de deslocamento e tempo de espera no ponto de emissão, projetadas sobre indicadores sociais.

Anvisa

A Anvisa é uma autarquia sob regime especial que faz o controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária. A agência regula produtos como medicamentos, alimentos, agrotóxicos, cosméticos e tabaco. Ainda atua em portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.

A agência realiza reuniões de Diretoria Colegiada para edição de suas regras sobre controle sanitário e registro de produtos. O colegiado é formado por cinco diretores indicados pelo presidente da República e sabatinados pelo Senado. Hoje, há uma vaga em aberto para diretor.


Faça o cadastro gratuito e leia até 10 matérias por mês. Faça uma assinatura e tenha acesso ilimitado agora

Cadastro Gratuito

Cadastre-se e leia 10 matérias/mês de graça e receba conteúdo especializado

Cadastro Gratuito