Pesquisa

Quem são os prefeitos mais bem avaliados em dez capitais brasileiras

Dos dez prefeitos avaliados, oito tiveram seu desempenho aprovado pela maioria dos eleitores

prefeitos bem avaliados
Prefeito de Salvador, Bruno Reis / Crédito: Reprodução/Instagram

Dez levantamentos realizados pelo instituto Paraná Pesquisas entre março e junho indicam como estão as chances de reeleição em algumas das principais capitais do país. 

Em 8 das 10 cidades pesquisadas o desempenho dos prefeitos é aprovado pela maioria dos eleitores. Uma taxa de aprovação baixa para aqueles que têm pretensão de reeleição nas eleições de 2024 é péssima, mesmo estando a mais de um ano da eleição. É péssima também para os prefeitos que encerram seu segundo mandato, pois prefeitos mal avaliados não conseguem fazer o sucessor e acabam se tornando “tóxicos” também na disputa para o legislativo local.

Segundo o instituto, Bruno Reis (DEM), prefeito de Salvador, era o prefeito melhor avaliado da lista de 10 capitais, com aprovação de 68%. Em seguida vem David Almeida (Avante) prefeito de Manaus com 67,3%, João Campos (PSB) prefeito de Recife com 66,3%, Rafael Greca (PSD) prefeito de Curitiba com 65,2%, Sebastião Melo (MDB) prefeito de Porto Alegre com 63,4%, Fuad Noman (PSD), prefeito de Belo Horizonte com 65,2%, Eduardo Paes (PSD) prefeito do Rio de Janeiro com 55,8%, Ricardo Nunes (MDB) prefeito de São Paulo    com 52,7%, José Sarto (PDT), prefeito de Fortaleza com 43,5%, e Edmilson Rodrigues (PSOL), prefeito de Belém com 28,6%.

Veja o quadro com o levantamento completo:

Sair da versão mobile