
No quinto mês de mandato, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem aprovação superior ao resultado obtido nas urnas em 2022. Segundo o instituto Paraná Pesquisas, 54,1% aprovam o governo Lula, 39,4% desaprovam e 6,5% não souberam responder.
O instituto ouviu 2.023 eleitores em 164 municípios do país entre os dias 16 e 21 de maio. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.
Entre os entrevistados, o governo Lula foi considerado ótimo ou bom por 39,7%, regular por 24,9% e ruim ou péssimo por 32,7%. Outros 2,7% não responderam.
Expectativas
A pesquisa também perguntou para os entrevistados se o presidente Lula está indo melhor, pior ou igual ao que esperava. Para 29% dos brasileiros, o presidente está indo melhor do que as expectativas e para 27,6% está indo pior. Para outros 38% o presidente está indo igual, ou seja, nem melhor, nem pior.
Nessa mesma linha, 26,8% avaliam que a situação financeira da família está melhor agora do que antes de Lula assumir o governo; 25,8% classificam a situação financeira como pior e 45,4% como igual, nem pior, nem melhor.
Agregador
Os números aferidos na pesquisa pelo instituto Paraná são próximos do consenso de todas as pesquisas, calculado semanalmente pelo modelo da Balança do JOTA.
Na mais recente atualização do agregador enviada aos assinantes do JOTA PRO na última sexta-feira, 19, o índice positivo de avaliação do governo (ótimo/bom) ficou em 39%, mesma marca das últimas três semanas. Já o índice negativo (ruim/péssimo) registrou 31% e 26% o índice regular.