Pesquisa

Paraná Pesquisas: 26% veem Tarcísio como sucessor político de Jair Bolsonaro

Michele Bolsonaro aparece em segundo, com 14,3% das menções; Romeu Zema fica em terceiro na lista, com 9,3%

sucessor bolsonaro
Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas | Crédito: Isadora de Leão Moreira/ Governo do Estado de São Paulo

O instituto Paraná Pesquisas foi às ruas entre os dias 16 e 21 de maio para ouvir os eleitores sobre quem seria o sucessor político do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), caso seja declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Segundo a pesquisa, 25,8% dos entrevistados acreditam que o sucessor político de Bolsonaro será Tarcísio de Freitas (Republicanos), atual governador de São Paulo. Em segundo lugar, com 14,3% das menções, está Michele Bolsonaro, esposa do ex-presidente. 

Na terceira posição da lista está o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 9,3% das menções. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, encontra-se em empate técnico com Romeu Zema dentro da margem de erro da pesquisa, com 8,2% das menções. Em quinto lugar, o atual governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), aparece com 6,8% das menções, também empatado na margem de erro da pesquisa. Cerca de 23,3% dos entrevistados não expressaram sua opinião, enquanto 13,3% acreditam que ninguém será o sucessor político do ex-presidente.

O instituto ouviu 2.023 eleitores em 164 municípios do país entre os dias 16 e 21 de maio. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.

Bolsonaro discorda

Nos bastidores, Jair Bolsonaro tem expressado em tom crítico que não considera os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e de Minas Gerais, Romeu Zema, “prontos” para enfrentar uma eleição presidencial contra Lula em 2026. 

No final de março, o ex-mandatário chegou a dizer que sua mulher não tinha “vivência política” para ser candidata. Por outro lado, Valdemar Costa Neto, presidente do PL, vê potencial eleitoral exponencial em Michele Bolsonaro e tem falado abertamente sobre incentivá-la a disputar eleições. Mas na hipótese de Michele ser a candidata, talvez precisará ser Michele, e não Michele Bolsonaro.