Arcabouço fiscal

Novo arcabouço fiscal: 77% não sabem do que se trata o projeto, aponta pesquisa

Projeto foi aprovado pela Câmara; 72% dos entrevistados avaliam que a situação financeira familiar seria melhorar com a redução da taxa de juros

arcabouço fiscal
Crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil

Pesquisa com a população realizada pelo instituto Paraná Pesquisas revela que cerca de 3 de cada 4 brasileiros (76,9%) não conhecem nem ouviu falar sobre o projeto de lei complementar que trata do novo arcabouço fiscal (PLP 93/2023). Aprovado na noite de terça-feira (24/5) pela Câmara dos Deputados. Outros 17,2% conhecem apenas de ouvir falar, enquanto 5,9% conhecem o tema. 

A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 21 de maio com 2.023 eleitores em 164 municípios do país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Taxa de juros

A pesquisa também sondou a percepção dos brasileiros sobre a taxa de juros de 13,75% ao ano. Para 31,3% a taxa de juros nesse patamar é um grande problema para a economia brasileira; outros 46,2% avaliam que é um problema. Quem pensa o contrário, isto é que a taxa de juros atual mantida pelo Banco Central não representa um problema para a economia do país, soma 8,6% dos entrevistados. Outros 13,9% não sabem ou não quiseram opinar sobre o tema.

Sobre o futuro, 71,6% dos entrevistados avaliam que a situação financeira familiar irá melhorar com a redução da taxa de juros; outros 19,3% avaliam que irá permanecer como está, e para 3,2% irá piorar.

O que importa

Os números da pesquisa indicam que a maioria dos brasileiros expressa preocupação com os impactos negativos da manutenção da taxa de juros elevada, como dificuldades no acesso ao crédito pessoal e empresarial, desencorajando os investimentos no setor produtivo, o crescimento econômico e a criação de empregos. 

Mas estes números também mostram que a desinformação sobre o conjunto de medidas fiscais, especialmente seus impactos para a vida das pessoas e o crescimento econômico do país é uma falha de comunicação do governo em relação às políticas econômicas.