JOTA Discute
Quer patrocinar nossa cobertura permanente sobre a formação de profissionais do Direito? Mande um e-mail para contato@jota.info.
De longe, passar café no coador — de pano ou de papel — é o método mais usado pelas donas de casa, nas padarias, no cafezinho rápido na repartição. Fácil, prático e tradicional.
Quem não se lembra a cozinha da vovó, cheia de meninos correndo de um canto a outro e o bule, ali, na beira do fogão com um café pronto para a primeira visita que bater à porte?
Por isso, é costume puxar por essas lembranças de infância, para dizer que passar café no coador é, ainda, o método mais usado. Mesmo com a chegada das sofisticadas máquinas de café em cápsula e as cafeteiras caseiras, passar café no coador é um jeito infalível.
Influência no sabor
Para evitar qualquer interferência do pano do coador ou do papel do filtro, na hora de preparar o seu café caseiro, duas dicas são importantes.
A primeira delas é na hora de comprar um coador de pano. Os de flanela são bastante usados, mas é recomendável que seja de outro tipo de tecido. Que seja um pano menos poroso. Quando for usar a primeira vez, passe normalmente o café mas descarte a bebida para evitar que as impurezas acumuladas contaminem o sabor. Em seguida, passe o café que vai tomar e — depois de lavado com água quente, sem detergente — guarde o coador na geladeira. Nada de deixá-lo no secador de roupas ou em contato com o sol.
Já com o coador de papel o processo é mais rápido por ser ele descartável. Mas, mesmo assim, é recomendável escaldar o coador. Despeje e descarte a primeira água quente no filtro de papel antes de passar o café.
E mesmo que o coador de pano seja uma herança da vovó, a relíquia vale somente para o método. O coador, em si, tem vida útil curta. Se você está entre aqueles que usam diariamente, troque o coador de dois em dois meses e tenha um bom café!