Lifestyle

Cinema

Acima de qualquer suspeita

Adaptação de um sucesso editorial, filme usa a fórmula infalível que mistura sexo, crime e investigação

Dvulgação

O escritor Scott Turow teve seu primeiro romance adaptado para o cinema em 1990. Acima de Qualquer Suspeita, publicado três anos antes, foi um sucesso editorial por trabalhar com uma fórmula infalível que mistura sexo, crime e investigação. Não se trata de algo novo. Esta equação é velha conhecida da literatura e do cinema. Mas, costuma funcionar na maioria das vezes. Como neste filme, dirigido por Alan J. Pakula, também autor do roteiro, junto com Frank Pierson.

A história gira em torno de Rusty Sabich (Harrison Ford), um talentoso promotor público de Nova York. Sua rotina muda por inteiro quando sua colega na Promotoria, a provocante Caroline Polhemus (Greta Scacchi), é encontrada morta com sinais de violência sexual. As investigações apontam para Rusty, ex-amante de Caroline. Como se vê, material explosivo recheado com todos aqueles elementos que costumam conduzir este tipo de narrativa para despencar em um abismo repleto de lugares comuns.

Não é o que acontece aqui. Mérito de Alan J. Pakula, um cineasta que antes de começar a dirigir foi produtor durante quase 20 anos. Ele tira o máximo de proveito da trama criada por Scott Turow. Acompanhamos os bastidores do trabalho da promotoria, bem como das investigações do homicídio.

Paralelo a isso, nos é revelada também a rotina familiar de Rusty e alguns detalhes da vida de Caroline. A maneira como tudo isso é mostrado é bem interessante. Além disso, o filme conta com atores extremamente talentosos. Destaque para Harrison Ford, em um papel bem diferente dos que estava habituado a fazer naquela época. E no elenco de apoio, Raul Julia, Bonnie Bedelia, Brian Dennehy e John Spencer, e claro, a bela Greta Scacchi. E o final ainda nos reserva uma boa e inesperada surpresa. Precisa mais?

 

ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA (Presumed Innocent – EUA 1990). Direção: Alan J. Pakula. Elenco: Harrison Ford, Brian Dennehy, Raul Julia, Bonnie Bedelia, Paul Winfield, Greta Scacchi, John Spencer e Michael Tolan. Duração: 127 minutos. Distribuição: Warner.

————————————————————————————————————————–

*Marden Machado é jornalista desde 1983. Comentarista de cinema do programa Light News, da Transamérica Light FM, e da Rádio CBN Curitiba, bem como dos programas Caldo de Cultura, da UFPR TV e Fale Com Maria, de TV Evangelizar. Além disso, é autor do livro Cinemarden: Um Guia (possível) de Filmes, lançado pela Editora Arte e Letra; tem um canal no You Tube e comenta um filme por dia em seu blog.


Cadastre-se e leia 10 matérias/mês de graça e receba conteúdo especializado

Cadastro Gratuito