O pedido da convocação foi feito pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

“Vossa Excelência esteve aqui e o seu discurso foi o seguinte: ‘olha, não quero me posicionar neste momento, porque eu faço parte’. Ministro, o sr. é favor da cloroquina? ‘Não posso me posicionar’. O tempo todo, depois destes cinco meses em que ele esteve aqui”, se pronunciou, irritado, Aziz após a CPI aprovar uma nova oitiva com o ministro da Saúde.

Requerimento a Guedes

Na última quarta-feira (6/10), o relator da CPI da Covid-19, Renan Calheiros (MDB-AL), incluiu o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Mauro Luiz Ribeiro, na lista de investigados pelo colegiado.

De acordo com o senador alagoano, o dirigente da CFM foi elevado à condição de investigado pelo seu “papel exercido no apoio ao negacionismo”, “no suporte dos medicamentos sem comprovação científica” e também “no apoio dos crimes cometidos” pelo gabinete paralelo que orientou o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello a adotar medidas sem o aval e o consenso da comunidade científica.

A CPI também aprovou na quarta-feira (6/10) um requerimento em que pede para que o ministro da Economia, Paulo Guedes, forneça ao colegiado as informações sobre a previsão orçamentária em que aquela pasta destinará em 2022 para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, assim como para a aquisição de novos imunizantes no próximo ano.