Legislativo

Pesquisa

Para 78,6% dos brasileiros, democracia é o melhor sistema de governo

Pesquisa JOTA/Ibpad também mostra que 15,8% discordam que democracia, mesmo com problemas, é melhor

Carf
Foto: Pedro França/Agência Senado

Em 1947, num discurso na Câmara dos Comuns do Reino Unido, o então primeiro-ministro Winston Churchill lembrou que “de fato, alguém disse que a democracia é a pior forma de governo, exceto todas as outras formas que foram tentadas”.

Segundo uma pesquisa feita pelo JOTA e pelo Ibpad (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados), a maioria dos brasileiros tende a pensar da mesma forma que o anônimo autor da máxima citada por Churchill.

Mais especificamente 78,6% dos entrevistados dizem concordar com a frase  “a democracia pode ter problemas, mas é o melhor sistema de governo”. Por outro lado, 15,8% dos brasileiros discordam da sentença, enquanto os outros 5,6% não souberam se posicionar. 

A pesquisa também mostra que 33,6% dos entrevistados acreditam que o governo deve fechar o Congresso em algumas situações, enquanto 28,3% dizem que o Supremo Tribunal Federal (STF) também deve ser fechado pelo Executivo em determinados momentos.

Por outro lado, 50,7% dos brasileiros discordam que o Congresso possa ser fechado e 55,1% são contra o fechamento do STF em qualquer situação.

A pesquisa foi feita com 1.045 pessoas, por telefone, entre os dias 30 de julho e 1 de agosto e conta com respondentes de 26 Estados. O intervalo de credibilidade dos valores estimados é de 3,3%.

A seleção da amostra foi aleatória e após a coleta o time de dados do JOTA Labs aplicou um modelo de regressão multinível e pós-estratificação (MrP) usando variáveis como gênero, idade, escolaridade e região geográfica do respondente. Esse trabalho estatístico é importante para garantir o balanceamento da amostra e segue técnicas propostas por professores como Andrew Gelman.


Faça o cadastro gratuito e leia até 10 matérias por mês. Faça uma assinatura e tenha acesso ilimitado agora

Cadastro Gratuito

Cadastre-se e leia 10 matérias/mês de graça e receba conteúdo especializado

Cadastro Gratuito