jotaflash

Flexibilização aumenta e retomada econômica avança

Apenas Bahia segue adotando medidas mais restritivas na maioria de seus municípios

retomada econômica
Crédito: Arquivo/Agência Brasil

Apesar do ainda alto número de contágio e de mortes pela Covid-19, as poucas novas medidas dos governos nesta última semana de julho foram mais na tendência de abertura do que de restrições. 

A maior parte dos estados tem flexibilizado as medidas de isolamento e mantido as restrições em locais específicos, onde a situação é mais crítica. A Bahia é o único estado que continua adotando medidas mais rígidas de contenção na maior parte de seu território. São Paulo e Minas Gerais, por outro lado, alteraram os critérios de avaliação, flexibilizando um pouco mais a troca de fase dos municípios. 

Confira abaixo as medidas de cada estado. 

Sul

Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul manteve, esta semana, as mesmas oito regiões da semana anterior em bandeira vermelha até as 23h59 da próxima segunda-feira (3/8). Nesta semana, a capital gaúcha autorizou a realização de concursos e processos seletivos públicos indispensáveis à manutenção dos serviços públicos e das atividades essenciais.

Santa Catarina

O estado ampliou as medidas de isolamento social no Extremo Sul, Meio-Oeste e Oeste, mas alguns municípios da Serra catarinense começaram a flexibilizar a quarentena. Também  foi autorizado o retorno das competições de futebol profissional no Estado, que voltaram na quarta-feira (29).

Paraná

O Comitê de Volta às Aulas apresentou o protocolo de retorno das aulas presenciais, previstas para setembro. E a prefeitura de Curitiba restringiu procedimentos cirúrgicos por falta de medicamentos e sedativos.

Centro-Oeste

Mato Grosso do Sul

O estado continua em situação crítica e o governo prorrogou para até 7 de setembro de 2020 a suspensão das aulas presenciais nas unidades escolares e nos centros da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, no entanto, ampliou o horário de funcionamento de algumas atividades e definiu, no período de 1º a 16 de agosto de 2020, que as atividades econômicas e sociais deverão limitar o atendimento a até 50% (cinquenta por cento) da capacidade máxima do recinto.

Mato Grosso

O mais recente boletim da situação epidemiológica apontou que apenas dois municípios do Estado configuram na classificação com risco “muito alto” para o novo coronavírus: Sinop e São José dos Quatro Marcos. Na semana passada eram 9. A tendência é que mais municípios tenham flexibilização das medidas nos próximos dias. 

Goiás

Esta semana, a Secretaria de Saúde (SES-GO) divulgou nota técnica nesta segunda-feira (27) prorrogando por tempo indeterminado a reabertura do comércio em Goiás. O estado continua adotando a quarentena intermitente. 

Distrito Federal

O governo não adotou novas medidas esta semana.

Sudeste

São Paulo

Começaram a valer nesta sexta-feira (31/7) os novos critérios para o Plano São Paulo de retomada econômica e enfrentamento ao coronavírus, mais flexíveis. O Estado no entanto continua com a quarentena até o dia 10 de agosto. E, esta semana, a região de Registro, no Vale do Ribeira, no Interior de São Paulo, retrocedeu para a fase 1 (vermelha), na qual apenas atividades essenciais estão liberadas. 

Rio de Janeiro

Os municípios do Estado continuam adotando medidas de flexibilização da economia e reabertura econômica. Na próxima semana, o governo começa a fechar hospitais de campanha no estado. 

Minas Gerais

A progressão de ondas do novo Minas Consciente, que passa a valer a partir da próxima quinta-feira (6/8), será feita avaliando características como tamanho da cidade, logística de atendimento e capacidade assistencial. Dessa forma, os municípios serão avaliados individualmente e aqueles com menos de 30 mil habitantes terão tratamento simplificado e poderão progredir automaticamente para onda intermediária do plano, que permite a reabertura de mais serviços, caso apresentem baixo índice de casos ativos. 

Espírito Santo

 O governo do estado não adotou nenhuma nova medida esta semana. 

Nordeste

Bahia

O governo da Bahia prorrogou por mais 15 dias, a partir desta sexta (31/7), o decreto que proíbe aulas e eventos com mais de 50 pessoas e atividades em escolas das redes pública e privada. Durante a semana, também foram publicados novos decretos de suspensão do transporte coletivo intermunicipal em algumas cidades, além de restringir a circulação à noite.

Sergipe

O governo anunciou que a fase laranja do plano de retomada da economia tem início nesta sexta (31/7). Poderão abrir, com restrições, serviços de fisioterapia, odontologia, terapia ocupacional, nutrição, psicologia, fonoaudiologia e podologia, escritórios de prestadores de serviços, operadores turísticos, atividades de treinamento esportivo, algumas lojas, atividades religiosas, entre outras.

Alagoas

Alguns municípios do estado avançaram para a fase menos restritiva do isolamento, que permite o funcionamento, com restrições sanitárias, de atividades como salões de beleza, barbearias e lojas de rua.

Pernambuco

Foi liberado o uso de praias na ilha Fernando de Noronha para atividades físicas individuais e náuticas. Na região do Agreste (macrorregião II), foram reabertos os serviços de alimentação e as academias de ginástica; e na macrorregião III foi liberado o funcionamento de serviços de venda e aluguel de veículos. A região metropolitana de Recife continua na mesma fase de reabertura, com a permissão de reabertura controlada para shoppings.

Paraíba

Na Paraíba, as visitas de familiares nas unidades do sistema penitenciário serão retomadas a partir de 15 de agosto. Houve aumento no número de municípios que regrediram da fase verde para fase amarela ou laranja, mas a tendência é de reabertura de todas as atividades no estado.

Rio Grande do Norte

Continua em vigência o decreto que permitiu a reabertura gradual de algumas atividades.

Ceará

O governo prorrogou as medidas de isolamento social até o dia 2 de agosto, mas retirou municípios do lockdown e autorizou o funcionamento de academias esportivas e templos religiosos, com capacidade reduzida de público. Também foi publicada resolução que autoriza a oferta de aulas remotas pelas instituições de ensino.

Piauí

Foi liberada a realização de cultos e atividades religiosas, na capital e no interior, desde que seguidas as regras de protocolo sanitário. 

Maranhão

O governo divulgará na próxima semana protocolo de funcionamento das atividades esportivas. O comércio e outros serviços já está em processo de reabertura desde o início do mês.

Norte

Tocantins

Estado segue sem novos decretos ou medidas de restrição das atividades.

Pará

Não houve anúncio de medidas restritivas ou novas ações de flexibilização. O governo e a capital seguem o plano de retomada.

Amazonas

Os espaços culturais voltarão a funcionar a partir deste sábado (01/08), além de atividades artísticas e de lazer, como cinemas, teatros, circos, casas de exposições, museus e centros culturais, respeitando a lotação de 50% da capacidade. Também foi anunciado o retorno às aulas presenciais a partir de 10 de agosto, com escalonamento das turmas.

Amapá

Governo se prepara para retomar as cirurgias eletivas e atendimentos ambulatoriais na rede pública.

Roraima

Governo não editou novas medidas de restrição de atividades comerciais.

Rondônia

Governo definiu nova classificação das fases de retomada da economia. Dezenove municípios entraram na fase de “distanciamento social seletivo”, com a permissão de abertura para algumas atividades comerciais. Outros 33 subiram para a etapa de “abertura comercial seletiva”, que permite o funcionamento de todas as atividades econômicas com restrições sanitárias.

Acre

Foram retomados essa semana os serviços do Detran, mas o governo prorrogou a suspensão das visitas ao sistema penitenciário por 15 dias, contados desde o dia 24 de julho. A retomada das aulas presenciais está sendo discutida, mas sem data definida.