Acompanhe

CPI do MST – sessão do dia 30/5/2023

A CPI do MST na Câmara dos Deputados ouve ex-integrantes do MST e vota requerimentos

CPI do MST
Crédito: MST/Divulgação

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST) da Câmara dos Deputados ouve nesta terça-feira (30/5) ex-integrantes do grupo e vota requerimentos para apresentar diagnósticos da situação agrária no Brasil, solicitar informações sobre assentamentos da reforma agrária e sobre “diversos casos de invasões”. Acompanhe ao vivo a CPI do MST.

A CPI pode analisar o requerimento 153/2023 que solicita a presença de Francisco Graziano Neto, engenheiro agrônomo e professor na FGV, para que ele preste informações sobre a questão dos assentamentos da reforma agrária, da atual proposta de reforma agr-aria para o país e sobre “diversos casos de invasões promovidas pelo MST e pela Frente Nacional de Luta, Campo e Cidade (FNL)”.

Os requerimentos 34 e 35 de 2023 solicitam a presença de Raquel Rigotto e de José Geraldo de Souza Junior para que eles contextualizem e apresentem um diagnóstico da situação agrária brasileira. Os requerimento 143 e 154 de 2023 também convidam Geraldo Melo Filho, presidente do Incra, e Ronaldo Caiado, governador de Goiás, para prestar informações e “enriquecer o debate”.

Também será apreciado o pedido de Ricardo Salles (PL-SP) que pede que a Controladoria-Geral da União (CGU) assessore os parlamentares da CPI. Até o momento, já foram aprovados os requerimentos para ouvir os ministros da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário. Participam também da audiência dois ex-integrantes do MST.

Acompanhe a CPI do MST ao vivo: