APÓS 9 ANOS

Câmara autoriza concurso público para 140 vagas

Casa tem déficit de 1.046 funcionários, diz sindicato de servidores

Congresso, legislatura
Plenário da Câmara dos Deputados. Crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Há nove anos sem abrir concurso público, a Câmara dos Deputados autorizou o processo para preencher 140 vagas de forma imediata e formar cadastro reserva. O total, no entanto, ainda está longe de amenizar o déficit de funcionários apontado pela categoria. Segundo o Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e Tribunal de Contas da União (Sindilegis), seria necessária a abertura de mais 906 vagas para suprir a demanda. “Há alguns anos temos pedido e reiterado a necessidade de repor os quadros da Casa, especialmente após a última reforma da previdência, que impulsionou muitos colegas a se aposentarem. O número de vagas anunciadas ainda está aquém da necessidade”, explica Alison Souza, que é presidente da entidade. 

No ato de autorização do concurso, a Mesa Diretora da Câmara justifica que é preciso recompor a força de trabalho ante as vagas já existentes e a expectativa de aposentadorias até 2026. Quase mil servidores devem se aposentar entre este ano e 2028, além daqueles que já estão em abono de permanência.

O certame está previsto na Lei Orçamentária Anual de 2023, mas como o edital não saiu ainda, não é possível saber os salários.  Em 2014, a casa ofertou 113 vagas que incluíam oportunidades com remuneração inicial de R$ 25.105,39 para analista legislativo e de R$ 12.286,61 para técnico legislativo.

Para o próximo concurso público, estão previstas vagas para cargos como Assistente Social (2), Consultor Legislativo (34), Contador (3), Enfermeiro (2), Farmacêutico (1), Analista de Informática (30), Médico (15), Técnico Legislativo (33) e Técnico em Material e Patrimônio (20).