Legislativo

Congresso

DEM, NOVO e PSL mostram maior coesão de apoio ao governo

Mapa desenvolvido pelo JOTA mostra “dança” semanal dos parlamentares

apoio ao governo
Plenário da Câmara dos Deputados - Crédito: Agência Câmara/ Divulgação

Os deputados do DEM, do NOVO e do PSL votam de forma coesa com o governo, se movimentando em grupos dentro da Câmara. É o que mostra o mapa parlamentar desenvolvido pelo JOTA Labs. Desde o começo do ano, todos os deputados desses partidos votaram acima de 80% das vezes com o governo, passando a maior parte das semanas com mais de 90% de apoio.

A ferramenta interativa permite ao usuário saber o grau de governismo de cada deputado. O mapa permite ainda saber a probabilidade de voto de cada deputado em votações importantes. No caso da Reforma da Previdência, por exemplo, o modelo estatístico acertou mais de 95% dos votos SIM no texto aprovado pela Câmara. Mais do que isso, o modelo se aproximou do placar final ainda em março, meses antes da votação em plenário.

No DEM, os únicos deputados que durante algumas semanas ficaram abaixo de 90% de apoio ao governo foram Pedro Paulo (RJ) e Professora Dorinha (TO). Pelo menos oito deputados mantiveram mais de 95% de apoio semanalmente, entre eles Kim Kataguiri, Alan Rick e Pedro Lupion. Kataguiri, por exemplo, tem feito críticas ao governo, mas tem padrão de votação similar aos interesses da liderança do governo.

No PSL, o nível de apoio acima de 95% foi constante durante o ano. O mapa ainda demonstra como o partido tem se movimentado de forma coesa. A coesão também é marca do Novo. Com menos deputados, o partido tem parlamentares muito juntos nos padrões de votação.

O mapa é construído a partir do padrão de votação de cada deputado. O modelo desenvolvido pelo time do JOTA Labs calcula a distância das preferências latentes de comportamento entre um deputado em relação a todos os outros deputados sobre um tema específico. Por exemplo, se dois deputados votam sempre do mesmo jeito em todas as votações, a distância entre eles é zero. Se eles votam sempre diferente, a distância é 1.

O eixo horizontal representa a ideologia do parlamentar ou a sua posição política em relação ao governo. Já o eixo vertical representa mais o pensamento econômico.


Cadastre-se e leia 10 matérias/mês de graça e receba conteúdo especializado

Cadastro Gratuito