
Em comemoração aos 35 anos da Constituição, os Tribunais Superiores do Brasil lançaram nesta quarta-feira (13/9) o I Prêmio Nacional de Jornalismo do Judiciário, em cerimônia na sede do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. Com o objetivo de destacar ações da imprensa na cobertura do Poder Judiciário, o prêmio é uma iniciativa conjunta do STF, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Supremo Tribunal Militar (STM).
A premiação vai reconhecer o trabalho de profissionais da imprensa produzidos entre os dias 8 de janeiro de 2023 e 8 de janeiro de 2024 nas categorias: jornalismo escrito, em vídeo, áudio e fotojornalismo. Além disso, as reportagens serão divididas em cinco eixos temáticos:
- Supremo Tribunal Federal – O tribunal da Constituição
- Tribunal Superior Eleitoral – O tribunal da Democracia
- Superior Tribunal de Justiça – O tribunal da Cidadania
- Tribunal Superior do Trabalho – O tribunal da Justiça Social
- Superior Tribunal Militar – O guardião da hierarquia e da disciplina das
Forças Armadas
A iniciativa visa ainda estimular a produção de conteúdo jornalístico que mostre o papel do Judiciário na promoção da cidadania e na defesa do Estado Democrático de Direito, com intuito de explicar melhor para a sociedade e a própria imprensa as funções dos tribunais.
As inscrições poderão ser enviadas a partir de 18 de setembro até o dia 12 de janeiro de 2024. Sob o tema “35 anos da Constituição Cidadã”, os trabalhos vencedores serão selecionados por uma banca examinadora, composta por membros servidores de todos os tribunais superiores. Segundo o edital, a previsão é que a cerimônia do resultado do prêmio aconteça no dia 24 de abril de 2024, na sede do STF em Brasília.