Prêmio de Jornalismo

STF e Tribunais Superiores lançam I Prêmio Nacional de Jornalismo do Judiciário

A premiação visa destacar o trabalho de profissionais da imprensa que cobriram o Poder Judiciário após o 8 de janeiro

porte pessoal de drogas; descriminalização da maconha
Crédito: STF / Conselho Nacional de Justiça

Em comemoração aos 35 anos da Constituição, os Tribunais Superiores do Brasil lançaram nesta quarta-feira (13/9) o I Prêmio Nacional de Jornalismo do Judiciário, em cerimônia na sede do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. Com o objetivo de destacar ações da imprensa na cobertura do Poder Judiciário, o prêmio é uma iniciativa conjunta do STF, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Supremo Tribunal Militar (STM).

A premiação vai reconhecer o trabalho de profissionais da imprensa produzidos entre os dias 8 de janeiro de 2023 e 8 de janeiro de 2024 nas categorias: jornalismo escrito, em vídeo, áudio e fotojornalismo. Além disso, as reportagens serão divididas em cinco eixos temáticos:

  • Supremo Tribunal Federal – O tribunal da Constituição
  • Tribunal Superior Eleitoral – O tribunal da Democracia
  • Superior Tribunal de Justiça – O tribunal da Cidadania
  • Tribunal Superior do Trabalho – O tribunal da Justiça Social
  • Superior Tribunal Militar – O guardião da hierarquia e da disciplina das
    Forças Armadas

A iniciativa visa ainda estimular a produção de conteúdo jornalístico que mostre o papel do Judiciário na promoção da cidadania e na defesa do Estado Democrático de Direito, com intuito de explicar melhor para a sociedade e a própria imprensa as funções dos tribunais.

As inscrições poderão ser enviadas a partir de 18 de setembro até o dia 12 de janeiro de 2024. Sob o tema “35 anos da Constituição Cidadã”, os trabalhos vencedores serão selecionados por uma banca examinadora, composta por membros servidores de todos os tribunais superiores. Segundo o edital, a previsão é que a cerimônia do resultado do prêmio aconteça no dia 24 de abril de 2024, na sede do STF em Brasília.

O edital está disponível no site do TST.