Crime na Amazônia

MPF denuncia 3 pessoas por mortes de Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira

A denúncia do MPF já foi recebida pelo juiz, que determinou o sigilo do autos

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou Amarildo da Costa Oliveira (conhecido pelo “Pelado”), Oseney da Costa de Oliveira (“Dos Santos”) e Jefferson da Silva Lima ( “Pelado da Dinha”) por duplo homicídio qualificado e ocultação de cadáver pelos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips. Os crimes ocorreram no dia 5 de junho no Vale do Javari (AM).

A denúncia foi apresentada na quinta-feira (21/7) à Justiça Federal de Tabatinga (AM), onde o processo tramita. A denúncia do MPF já foi recebida pelo juiz, que determinou o sigilo do autos (número 1000481-09.2022.4.01.3201). Leia aqui a íntegra da denúncia.

Segundo informações do MPF, na denúncia apresentada, Amarildo e Jefferson confessaram o crime, enquanto Oseney teve a participação comprovada por depoimentos de testemunhas. O documento ainda traz ainda prints de conversas e cita os resultados de laudos periciais, com a análise dos corpos e objetos encontrados.

Ainda de acordo com o Ministério Público Federal, já havia registro de desentendimentos entre Bruno e Amarildo por pesca ilegal em território indígena. O que motivou os assassinatos foi o fato de Bruno ter pedido para Dom Phillips fotografar o barco dos acusados. Dessa forma, para o MPF, houve motivo fútil, o que pode agravar a pena.

Além disso, Bruno foi morto com três tiros, sendo um deles pelas costas, sem qualquer possibilidade de defesa, o que também qualifica o crime. Já Dom foi assassinado por estar com Bruno, e, provavelmente, para assegurar a impunidade em relação à morte de Bruno.

O MPF informou também que segue acompanhando o processo e seus desdobramentos, além de outros episódios de violência registrados na região, uma vez que o local de tríplice fronteira (Brasil, Peru e Colômbia) tem sido alvo do crime organizado.