Acompanhe

CNJ – afastamento de Gabriela Hardt e julgadores da Lava Jato – sessão de 16/4/2024

Por decisão monocrática, o corregedor-geral afastou quatro magistrados cautelarmente

CNJ AO VIVO
Fachada do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) / Crédito: Ana Araújo/CNJ

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) analisa nesta terça-feira (16/4), a decisão do ministro Luís Felipe Salomão que afastou a juíza Gabriela Hardt de suas funções na magistratura federal. Acompanhe a sessão do CNJ ao vivo.

Além dela, Salomão também afastou dois desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região: Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz e Loraci Flores de Lima. O juiz federal, Danilo Pereira Junior, que atualmente chefiava a 13ª Vara Federal de Curitiba, também foi afastado de suas funções.

Quer saber os principais fatos ligados ao serviço público? Clique aqui e se inscreva gratuitamente para receber a newsletter Por Dentro da Máquina

Em 2018, Hardt substituiu o juiz Sergio Moro na 13º Vara Federal de Curitiba – onde eram julgados os processos da Operação Lava Jato. Moro e Hardt respondiam a uma reclamação na corregedoria, instaurada de ofício, depois de uma correição ter sido feita na vara no ano passado.

Inscreva-se no canal de notícias do JOTA no WhatsApp e fique por dentro das principais discussões do país!

Em decisão proferida na última segunda-feira (17/4), o ministro Salomão escreveu que a ideia de combate a corrupção foi transformada em uma espécie de “cash back” para interesses privados, ao que tudo indica com a chancela e participação de Moro e Hardt.

Assista à sessão do CNJ ao vivo