Jair Bolsonaro

AGU afirma que testes de Bolsonaro para Covid-19 deram negativo

Afirmação foi feita em ação movida pelo jornal O Estado de S. Paulo. Exames não foram juntados no processo

Bolsonaro
Bolsonaro participa de protesto pró intervenção militar, em Brasília Foto: Reprodução / CNN

A Advocacia-Geral da União afirma que os dois exames de Covid-19 feitos pelo presidente Jair Bolsonaro deram negativo. A afirmação foi feita em manifestação no processo ajuizado pelo jornal O Estado de São Paulo. Os exames, contudo, não foram juntados ao processo.

Na manifestação, a AGU apresenta um relatório médico emitido em 18 de março de 2020 pela Coordenação de Saúde da Presidência da República, no qual é atestado que o presidente da República é monitorado pela equipe médica, encontrando-se assintomático, tendo, inclusive, realizado exame para detecção da Covid-19, nos dias 12 e 17 de março.

Na segunda-feira, a juíza Ana Lúcia Petri Betto, da 14ª Vara Cível Federal de São Paulo, havia determinado que o presidente da República apresentasse seus exames para Covid-19 em até 48 horas.

Diante da manifestação da AGU, os advogados do jornal alegam que a União descumpriu a ordem judicial por não ter apresentado os laudos dos exames a que foi submetido o presidente da República. Eles argumentam que “o descumprimento da decisão judicial configura prática de crime de desobediência, tipificado no artigo 330, do Código Penal”.