Jotinhas

Balanço

Mesmo com redução de 25%, acervo do STJ contabiliza 294 mil processos

Laurita Vaz aponta crescimento na produtividade do STJ, mas alerta para aumento na chegada de processos

R$ 78 milhões
Laurita Vaz Crédito STJ/Flickr

Em dois anos, a quantidade de processos que tramitam no Superior Tribunal de Justiça (STJ) diminuiu em 25% – embora o acervo continue grande: tramitam, hoje, 294 mil processos. A informação foi divulgada pela presidente da corte, ministra Laurita Vaz, ao final da última sessão do semestre, nesta sexta-feira (29/6).

“Quebrando uma tendência de aumento de mais uma década, nosso acervo mantem uma trajetória de queda. Atualmente, tramitam no STJ menos de 294 mil processos”, afirmou a presidente. “No início da minha gestão, o estoque do tribunal beirava os 400 mil processos. Conseguimos uma inédita redução de 25% do nosso acervo”, disse.

A diminuição do acervo, porém, não significa que menos processos estejam chegando ao tribunal. De acordo com a ministra, foi registrado o crescimento de quase 3% na quantidade de processos recebidos pelo STJ neste semestre.

“As estatísticas mostram que precisamos nos preocupar com a porta de entrada de processos no tribunal. Mas fomos capazes de julgar cerca de 27% a mais de processos do que recebemos”, pontuou.

Após dois anos de gestão, Laurita Vaz, primeira mulher a comandar a casa, deixa a presidência do tribunal em setembro – quando toma posse o futuro presidente do tribunal, João Otávio de Noronha. Em seu discurso de encerramento do semestre, a ministra disse estar trabalhando ao lado do sucessor na construção de uma “transição transparente”.


Faça o cadastro gratuito e leia até 10 matérias por mês. Faça uma assinatura e tenha acesso ilimitado agora

Cadastro Gratuito

Cadastre-se e leia 10 matérias/mês de graça e receba conteúdo especializado

Cadastro Gratuito