Pesquisa

PMs dizem que irão participar de manifestação em maior proporção que população

Enquanto 18% dos brasileiros dizem que irão participar do ato de 7 de setembro, proporção de policiais militares vai a 30%

Parada no Município de Toritama / Crédito: Marcos Corrêa/PR

Na pesquisa Atlas, a proporção de policiais que dizem que os atos de 7 de setembro são justificados é a mesma do que na população em geral. Enquanto 36% dos brasileiros dizem que os atos são justificados, 36% dos policiais militares dizem o mesmo.  Por outro lado, enquanto cerca de 56% dos brasileiros dizem que os atos não são justificados, apenas 35% dos policiais militares dizem o mesmo. A diferença está naqueles que não sabem sua posição. Enquanto na população, 8% não sabem, entre os policiais está em 29%.

Os policiais também dizem que irão participar da manifestação em maior número do que a população em geral. Enquanto 18% dos brasileiros dizem que irão participar do ato, 25% dos policiais dizem o mesmo. Esse desejo de participação está concentrado na polícia militar. Enquanto 30% dos policiais militares ouvidos disseram que irão participar do ato com certeza, apenas 17% dos policiais civis disseram o mesmo.

Os policiais também têm uma parcela maior de pessoas favoráveis a uma ditadura no Brasil. Enquanto entre o total da população, 12% se dizem a favor de uma ditadura, entre os policiais esse número chega a 26%. Entre os policiais militares, 36% são favoráveis a uma ditadura. Entre os policiais civis a adesão a uma ditadura é de 9%.