EDUCAÇÃO

Ministro da Educação defende ensino híbrido até retomada completa das aulas presenciais

Milton Ribeiro espera que as aulas presenciais possam ser retomadas a partir do fim do ano

coronavírus escolas, imunidade
Foto: Lucas Sabino/Prefeitura de Criciúma

O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse nesta sexta-feira (28) que espera pela retomada das aulas presenciais ou semipresenciais ainda no fim deste ano ou no início de 2021.

Ribeiro, empossado ministro há pouco mais de um mês, participou de uma live promovida pela Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) e respondeu a várias perguntas sobre os desafios do retorno às aulas e do acesso à internet na educação.

Ele afirmou que a retomada das aulas do ensino básico e infantil deve ser estabelecida pelos estados e municípios levando em consideração as realidades locais e com a anuência dos pais das crianças e jovens.

Sobre a possibilidade de manter o ensino remoto no primeiro semestre de 2021 ou até o final do próximo ano, o ministro disse que não pode afirmar se as aulas remotas serão estendidas, mas acredita que o sistema híbrido irá se consolidar nos próximos meses.

“Tudo depende, é uma previsão. Pode ser que aconteça que agora em janeiro tudo esteja resolvido (….) Estou olhando mais para o fim do ano e para a possibilidade de algumas instituições experimentarem o retorno presencial ou fazerem um modelo híbrido semipresencial”, comentou.

Ribeiro disse que, em sua opinião pessoal, as aulas totalmente à distância não devem se estender por muito tempo no ano que vem. “Saindo da cadeira de ministro, eu não acho que vá estender [aula remota]  até o ano que vem. A minha esperança é que a gente tenha um equilíbrio para voltar as aulas presenciais ou semipresenciais no fim deste ano ou no início de 2021, completou

O ministro elogiou o sistema de ensino à distância, mas ponderou que os processos de avaliação e provas deveriam continuar no modo presencial para maior eficácia. Em sua avaliação, os brasileiros não têm muita disciplina para fazer prova e exames em casa.

Questionado sobre a continuidade do Fundo de Financiemento Estudantil (Fies) e do Programa Universidade para Todos (Prouni), que permitem o ingresso de estudantes de baixa renda em instituições privadas de ensino, o ministro informou que o MEC abrirá em torno de 50 mil vagas remanescentes do Fies e 90 mil do Prouni ainda este semestre.