Eleições 2022

Lula tem 41% de intenções de voto, Bolsonaro, 24%, e ‘nem Lula, nem Bolsonaro’, 31%

Pesquisa foi feita com 1.500 eleitores pela Quaest, em parceria com a Genial Investimentos

lula bolsonaro
Lula / Crédito Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

Pesquisa presencial com 1.500 eleitores, feita pela Quaest em parceria com a Genial Investimentos, mostra que Lula lidera a corrida para 2022 com 41%, contra 24%. A novidade da pesquisa é que ela incluiu a opção “nem Lula, nem Bolsonaro”, que aparece com 31%. Os dados mostram uma demanda por uma terceira via, apesar das dificuldades de oferta.

Porém, na pergunta espontânea, Lula e Bolsonaro aparecem muito mais próximos. O petista tem 21% contra 18% do presidente. Há ainda 57% de indecisos.

Do ponto de vista da aprovação do presidente Bolsonaro, ele tem 44% de ruim e péssimo, 28% de regular e 26% de ótimo e bom.

Outro tema de conjuntura política mostra que 61% afirmam não estar acompanhando a discussão sobre voto impresso. Ao mesmo tempo, 18% afirmam ser a favor do voto impresso e 18% são contra.

A CPI da Covid-19 no Senado também foi testada na pesquisa. São 43% os que declararam não saber da existência da CPI enquanto 39% disseram ter conhecimento.

A pesquisa ainda fez a seguinte pergunta: “Você acredita que Bolsonaro esteja envolvido em um escândalo de corrupção que envolve a negociação da Covaxin?” Enquanto 47% disseram que sim, 39% afirmaram que não.

A pesquisa também mostra que 30% acreditam que a notícia publicada pela Folha de S.Paulo de que o governo Bolsonaro pediu propina de US$1 por dose de vacina é verdadeira, enquanto 19% acreditam que ela é falsa. Já 44% disseram não ter visto a notícia.

Por fim, a pesquisa mostra uma divisão absoluta contra um possível impeachment. Enquanto 46% se dizem a favor, outros 46% afirmam ser contrários.