35 anos da constituição

Juristas lançam nova edição do livro ‘Comentários à Constituição do Brasil’

Gilmar Mendes é um dos coordenadores da obra, que conta com discussões sobre novas Emendas Constitucionais promulgadas

Lênio Streck e o ministro do STF Gilmar Mendes durante solenidade de lançamento da segunda edição da obra Comentários à Constituição do Brasil, em 2018. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Para comemorar os 35 anos da promulgação da Constituição brasileira pela Assembleia Constituinte de 1988, juristas lançam a 3ª edição da obra “Comentários à Constituição do Brasil” nos próximos dias 25 e 27 de outubro, em Brasília e em São Paulo. A nova edição do livro, que chegou a receber o prêmio Jabuti em 2014, é uma parceira das editorias Saraiva Jur, Almeida e do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP).

A nova edição da obra reúne comentários e reflexões atualizados de uma série de pensadores do direito, como J. J. Gomes Canotilho, jurista português que inspirou o modelo da constituição; Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e co-fundador do IDP; Ingo Wolfgang Sarlet, ex-desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS); Lenio Streck, professor de Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), especialista em filosofia do direito e hermenêutica jurídica; entre outros juristas. Os quatro juristas são coordenadores científicos da obra.

Além disso, o livro conta com a coordenação executiva do professor de Direito do Centro Universitário de Brasília (CEUB), Léo Ferreira Leoncy.

Os autores estarão presentes nos eventos de lançamento que acontecem na próxima quarta-feira (25/10) às 18 horas, na Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal na Sede do STF, em Brasília, e na sexta-feira (27/10) às 18 horas, na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo.

A obra traz atualizações da última edição, publicada há cinco anos, com discussões sobre as Emendas Constitucionais promulgadas, que impactaram praticamente todos os títulos do texto constitucional.

O livro está disponível no site da Editora do Direito.