Jotinhas

Adote um aluno

Faculdade de Direito da USP convida ex-alunos para contribuir com bolsas

Iniciativa do Largo São Francisco recebe doações para financiar permanência estudantil de jovens vulneráveis

Faculdade do Largo São Francisco, em São Paulo / Crédito: Cecília Bastos/ USP Imagens

A Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) convida antigos alunos da instituição a contribuírem para financiar bolsas de estudos a estudos de baixa renda no programa Adote um Aluno.

As contribuições não têm valor pré-definido e são direcionadas para que alunos da graduação possam se dedicar aos estudos. Em 2021, o número de bolsas chegou a 80, ante 44 um ano antes, de acordo com a instituição. O objetivo é ampliar o número de doadores e chegar a 180 bolsistas contemplados em 2022.

Já passaram pelos bancos da faculdade ex-presidentes do país e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A ideia é que essa comunidade fomente a formação de jovens na instituição tradicional e gratuita. Os repasses são mensais e podem ser cancelados a qualquer momento. As contribuições sugeridas variam de R$ 100 a R$ 1 mil. O canal para participar como doador é este.

Os alunos selecionados para receber as bolsas devem ter se inscrito em programas gerais de permanência estudantil abertos pela USP e comprovar necessidade de auxílio financeiro. Além disso, precisam alcançar média mínima nas provas, não ter reprovações por notas ou frequência, nem ter feito cancelamentos de matrícula.

Como contrapartida, para gerar a perenidade ao programa, o bolsista aceita o compromisso de contribuir com a iniciativa assim que tiver condições financeiras para tanto.