Obituário

Morre Dalmo de Abreu Dallari, aos 90 anos

Ex-diretor da Faculdade de Direito da USP, Dallari teve atuação destacada na defesa da democracia e dos direitos humanos

Dalmo de Abreu Dallari
O professor emérito da USP Dalmo de Abreu Dallari. Crédito: Gil Ferreira/Agência CNJ

O jurista Dalmo de Abreu Dallari faleceu nesta sexta-feira (8/4), aos 90 anos, em em decorrência de insuficiência respiratória. Dallari foi professor emérito e diretor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Ele deixa esposa, 7 filhos, 13 netos, 2 bisnetos, e várias gerações de alunos e seguidores, aos quais se dedicou em mais de 60 anos de magistério e atuação na promoção dos direitos humanos.

Nascido em Serra Negra, em 31 de dezembro de 1931, Dalmo de Abreu Dallari se formou na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1957. O jurista teve atuação destacada na defesa da democracia e dos direitos humanos durante a ditadura. A partir de 1972, ajudou a organizar a Comissão Pontifícia de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, ativa na defesa dos Direitos Humanos.

Em 1963, Dalmo de Abreu Dallari concorreu à livre-docência em Teoria Geral do Estado; tendo sido aprovado, passou a integrar o corpo docente desta Faculdade em 1964.

Em 1986, Dalmo de Abreu Dallari foi escolhido para ser diretor da Faculdade de Direito da USP, permanecendo no cargo até 1990.

Dalmo de Abreu Dallari também foi secretário de Negócios Jurídicos da Prefeitura do Município de São Paulo, na gestão da prefeita Luiza Erundina, de agosto de 1990 a dezembro de 1992.

Durante os anos de 2018 a 2020, manteve a coluna Direitos Humanos e Constituição no site do JOTA. Nos textos, Dallari tratava de questões que envolvem os direitos humanos na sociedade contemporânea.

O velório será realizado na Faculdade de Direito, no Largo São Francisco, número 95, no centro da cidade de São Paulo. O horário ainda não foi informado.

O ministro Alexandre de Moraes, no Twitter, escreveu: “A Democracia e os Direitos Fundamentais perderam hoje um de seus maiores defensores. Com inteligência, coragem e sabedoria, Dalmo Dallari foi um exemplo para gerações de professores e estudantes. Tive a honra de ser seu aluno e orientando na USP. Meus sentimentos à sua família”.

Homenagens a Dalmo de Abreu Dallari