O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) promoverá um baile charme no Complexo Judiciário, no centro da cidade, dia 29 de agosto, das 13h às 18h. A iniciativa faz parte do projeto “Cultura é Justiça”, da Diretoria-Geral de Comunicação e de Difusão do Conhecimento do Tribunal. O baile, chamado de “A Justiça é o charme”, será aberto ao público.
Com influência da cultura negra americana, da soul music e do funk, os bailes charme são tradicionais no Rio de Janeiro, principalmente no bairro de Madureira, onde se originou. Um dos artistas presentes será o músico carioca DJ Corello, famoso nos circuitos de baile de música black da capital fluminense.
Segundo Joel Rufino dos Santos, historiador e diretor-geral de Comunicação e de Difusão do Conhecimento do TJRJ, o Poder Judiciário também tem como objetivo a aproximação com a sociedade, e por isso englobar diferentes tipos de culturas é fundamental.
“Se o Tribunal quer dar o braço à sociedade e conversar com ela, é natural que convide e chame essa cultura autônoma para perto de si. É uma relação de hospedagem, hospedar o popular, o diferente”, diz.
A Prefeitura do RJ deverá ajudar com apoio operacional, como fornecimento de banheiros químicos e grades de proteção. Além disso, o evento contará com um festival de gastronomia de rua com os food trucks.
O projeto “Cultura é Justiça” já lançou nesse ano outros eventos, como o “Desenforcamento do Tiradentes: Justiça ainda que tardia”, em abril, que contou com a participação do ator Milton Gonçalves e alguns magistrados na peça.
Para mais informações, acesse o site do TJRJ ou veja o evento criado no Facebook.