Jotinhas

ANPD

ANPD: Bolsonaro indica nomes para a diretoria da Autoridade de Dados

Waldemar Gonçalves Ortunho Junior foi indicado para ser o diretor-presidente do Conselho da ANPD. Confira os outros nomes

vazamento de dados ANPD
Crédito: Flickr Blogtrepreneur
Texto alterado às 12h07 do dia 16 de outubro de 2020 para corrigir o cargo ocupado por Ortunho Junior: ele é presidente da Telebras

O presidente Jair Bolsonaro encaminhou ao Senado os cinco nomes para compor a diretoria da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). Os três homens indicados são militares.

Escolhido para ser o presidente da autoridade, Waldemar Gonçalves Ortunho Junior, coronel e engenheiro eletrônico graduado pelo Instituto Militar de Engenharia, ocupa desde 24 de janeiro de 2019 a presidência da Telebras.

Arthur Pereira Sabbat, indicado para um dos cargos de diretoria, também é coronel e atualmente ocupa o cargo de diretor do Departamento de Segurança da Informação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República.

Também indicado, Joacil Basilio Real é professor da Faculdade Evangélica de Brasília. Formado em engenharia de computação pelo Instituto Militar de Engenharia (1988), também possui bacharelado em Ciência Militares (Art) pela Academia Militar das Agulhas Negras (1978), mestrado em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (1993) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2001).

Entre as mulheres indicadas, Miriam Wimmer, mestre em Direito Público e doutora em Comunicação, atualmente ocupa o cargo de diretora de Serviços de Telecomunicações no Ministério das Comunicações. Já a advogada Nairane Farias Rabelo Leitão é sócia do Serur Advogados, responsável pelas áreas de Direito Regulatório e de Privacidade e Proteção de Dados.

Leia as mensagens no Diário Oficial da União.


Cadastre-se e leia 10 matérias/mês de graça e receba conteúdo especializado

Cadastro Gratuito