Jotinhas

CORONAVÍRUS

Estados e municípios voltam a permitir eventos e reabrem museus

Santa Catarina, Espírito Santo, Sergipe e Distrito Federal publicaram normas que autorizam a volta das atividades

abertura museus eventos
Museu do Amanhã / Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A autorização para realização de eventos e para reabertura de museus e espaços para festas começou a ganhar força pelo país na semana passada e segue como tendência nesta segunda quinzena de setembro.

O governo de Santa Catarina autorizou esta semana, desde que seguidos os protocolos sanitários, a retomada, de forma gradual e monitorada, dos eventos sociais e o funcionamento dos museus no estado. 

Também o Espírito Santo publicou decreto, na segunda-feira (21), que autoriza a realização de eventos corporativos, acadêmicos, técnicos e científicos, bem como eventos esportivos, comemorativos e sociais realizados em cerimoniais, clubes, condomínios e equivalentes.

No Distrito Federal está permitida, a partir desta terça-feira (22), a realização de eventos em museus. Também eventos corporativos como congressos, convenções, seminários, simpósios, feiras e palestras foram autorizados pelo governo capixaba.


No Nordeste, Sergipe aprovou protocolo sanitário de regulação para eventos, incluídos os eventos corporativos, técnicos, científicos e similares, e sociais e celebrações diversas.

Além desses estados, outros já autorizaram a realização de eventos e reabertura de alguns espaços. O Rio de Janeiro foi um dos primeiros estados a autorizar, no fim de agosto, eventos corporativos, congressos, feiras, convenções e outros do segmento. Também alguns museus, como o Museu do Amanhã, estão em funcionamento desde o começo do mês. Já as instituições federais permanecem fechadas até o dia 15 de outubro, segundo determinação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Municípios

Salvador, na Bahia, permitiu, na semana passada, a reabertura setorial gradual de cinemas, casas de shows, teatros e centros de convenções. O uso desses espaços, de acordo com a lei, não serão como antes: o governo exige utilização de máscara e não autoriza que os lugares possam atingir sua capacidade máxima. Em cinemas, os protocolos de distanciamento continuam e a exibição de filmes em 3 dimensões é proibida para não haver o compartilhamento de óculos. 

Em Boa Vista (RR) está permitido a realização de festas de até 200 pessoas. Além de eventos e festas a liberação de cinemas também foi feita, com 50% da capacidade total do estabelecimento. As medidas de prevenção incluem uso de máscara o tempo todo, janelas e portas constantemente abertas e ter uma distância de 2 horas entre eventos para uma higienização completa.

Também no Norte, Macapá (AP) ampliou para 300 o número de pessoas permitidas por evento. Até sexta-feira (18), o limite era de 200 pessoas.

As medidas oficiais editadas pelos governos e secretarias estaduais estão disponíveis na ferramenta automatizada de tracking, disponível aos assinantes JOTA PRO. A consulta pode ser feita diretamente no sistema, onde, inclusive, é possível fazer o download dos dados selecionados nos formatos XML e CSV. As informações são atualizadas ao longo do dia e ficam completas no início da noite.