Perfil

Deputado federal Jhonatan de Jesus é o novo ministro do TCU

Indicação do deputado federal ao cargo é destaque da sessão deliberativa no Senado nesta quarta-feira

O Senado aprovou nesta quarta-feira (8/2), com 72 votos, a indicação do deputado federal Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) para a vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). O parlamentar ocupará a vaga de Ana Arraes, que se aposentou no ano passado.

Apadrinhado pelo presidente reeleito da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), a indicação do nome do deputado recebeu 239 votos favoráveis na casa contra 174 e 75 votos, respectivamente, de seus concorrentes, o ex-deputado federal Fábio Ramalho (MDB-MG) e a deputada Soraya Santos (PL-RJ). O parlamentar foi escolhido pelas Casas Legislativas sob a promessa de defender os interesses da Câmara no tribunal de Contas.

Além de receber o apoio de Lira, a indicação do parlamentar também recebeu o apoio do MDB, Podemos, PDT, PSB, PSD, União Brasil, da fusão PSDB-Cidadania e PT/PCdoB e PV, partidos aliados ao Governo Lula.

O TCU possui nove ministros, sendo três indicados pela Câmara e três pelo Senado. No caso de um dos indicados deixarem o cargo, é dever da casa indicadora fazer uma nova votação para eleger um novo nome.

Apesar de ser um tribunal, o TCU não é vinculado ao Poder Judiciário, mas um órgão de controle externo do governo federal que visa auxiliar o Congresso Nacional na execução orçamentária e financeira do país e contribuir com o aperfeiçoamento da Administração Pública.

Quem é Jhonatan de Jesus, novo ministro do TCU

Jhonatan Pereira de Jesus é natural de Boa Vista, capital de Roraima, e além de exercer carreira política, é médico e empresário e mestrando em Administração Pública. Na Câmara dos Deputados, o parlamentar está em seu quarto mandato consecutivo e foi o deputado que mais recebeu votos em seu estado – se elegeu na última eleição com 19.881 votos.

De Jesus é filho do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) e, assim como o seu pai, possui ligações com três coordenadores do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Yanomami, que comandaram o órgão sob comando do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Além disso, o parlamentar tem o histórico de ser abertamente defensor do garimpo.

A idade do indicado chegou a ser um problema nos bastidores ainda no início de 2022, quando as articulações já estavam a todo vapor. Isso porque De Jesus tem 39 anos, e os ministros do TCU podem ficar no cargo até os 75. Sendo assim, ele pode permanecer quase 36 anos na função. Alguns defendiam que a escolha de um parlamentar mais velho liberaria uma nova indicação para a Câmara mais cedo. A previsão é que a próxima indicação da Câmara só deve ocorrer em 2026, após a aposentadoria do ministro Aroldo Cedraz.