Funcionalismo

JOTA lança coletânea de reportagens e artigos sobre o futuro do funcionalismo público

Textos oferecem um panorama sobre as transformações em debate para tornar o Estado brasileiro mais efetivo

Colagem: Gabriella Sales/JOTA

O JOTA lança nesta sexta-feira (27/10), véspera do Dia do Servidor, comemorado em 28 de outubro, a coletânea “O futuro do funcionalismo público”, com quatro reportagens e um artigo publicados no site ao longo dos últimos meses. Esse conjunto apresenta um panorama dos debates dentro e fora do governo sobre as transformações que devem ocorrer no Estado brasileiro ao longo dos próximos anos.

Faça o download gratuitamente da coletânea “O futuro do funcionalismo público”

As reportagens e entrevistas são assinadas pelos jornalistas Roberto Maltchik, editor da newsletter gratuita semanal Por Dentro da Máquina, e Fábio Graner, analista de economia do Jota Pro, em Brasília.

O artigo “A modernização dos concursos públicos é pauta urgente” foi produzido pelos pesquisadores Conrado Tristão, Diogo Lima, Fernando Coelho, Helena Wajnman Lima e Vera Monteiro, ligados ao Movimento Pessoas à Frente, à Fundação Lemann e ao site República.org.

Na primeira reportagem, “A árdua missão de dimensionar a força de trabalho no governo”, Maltchik aponta os desafios que envolvem a implementação de uma ferramenta, desenvolvida pela Universidade de Brasília (UnB), capaz de identificar a efetiva demanda por novos servidores em cada órgão da administração pública.

Logo em seguida, a coletânea traz uma entrevista de Maltchik e Graner com a ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, na qual, pela primeira vez, o governo tratou abertamente de seus planos para se contrapor à PEC 32, que é a proposta de reforma administrativa em tramitação no Congresso.

A terceira reportagem da coletânea, “Combate aos supersalários e lei para concursos correm o risco de não avançar”, é um desdobramento da entrevista da ministra da Gestão. No texto, o JOTA explica que dois dos pilares da estratégia do Executivo para esvaziar o debate sobre a PEC 32 enfrentam dificuldades reais para avançar no Congresso Nacional.

Por fim, a pesquisadora Gabriela Lotta, professora da FGV e coordenadora do Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB), relevante estudiosa do serviço público, discorre sobre os principais temas relacionados ao futuro do funcionalismo e indica a agenda prioritária para tornar o Estado mais efetivo.

Com essa iniciativa, o JOTA busca aprofundar o debate sobre os rumos da administração pública brasileira, tema central no esforço para dar mais efetividade aos serviços públicos e economicidade à máquina estatal. Convém destacar que os artigos publicados pelo JOTA não refletem necessariamente a opinião do site.

Faça o download gratuitamente da coletânea “O futuro do funcionalismo público”