Banco central

Em carta aberta, advogados defendem plano de carreira para servidores do Banco Central

Para o grupo, que atua na área financeira, medida é essencial para manter o Brasil na vanguarda da regulação do setor

plano de carreira banco central
Entrada do Banco Central, em Brasília / Crédito: Beto Nociti/BCB

Um grupo de advogados que atua nos setores bancário e financeiro divulgou nesta sexta-feira (23/2) uma carta aberta intitulada ‘Advogadas e advogados em defesa da regulação financeira no Brasil’ em que ressaltam a importância do Banco Central (BC) para o desenvolvimento econômico no país e defendem a necessidade de um plano de carreira adequado para os servidores da institução.

O grupo elenca uma série de avanços que ocorreram na economia brasileira devido à atuação do BC, como a criação do novo Sistema de Pagamentos Brasileiro, e destaca que tais inovações são fruto do trabalho de “um corpo técnico altamente qualificado e engajado que vem desempenhando suas competências legais de maneira exemplar”.

Quer saber os principais fatos ligados ao serviço público? Clique aqui e se inscreva gratuitamente para receber a newsletter Por Dentro da Máquina

“Nesse contexto, um plano de carreira adequado reconheceria o destaque da atuação da autarquia. E é por isso que os signatários desta carta aberta ressaltam a importância de um plano de carreira que valorize os servidores do BC. Tal medida é essencial para manter o Brasil na vanguarda da regulação financeira eficiente, inovadora e competitiva, sustentando os avanços socioeconômicos já conquistados e permitindo um desenvolvimento contínuo, conectado à evolução da sociedade”, completa.

A redação do texto foi organizada pelos advogados Bruno Balduccini, Bruno Meyerhof Salama, Camila Goldberg, Gabriel Schvartzman Cohen, Larissa Arruy e conta com apoio de dezenas de outros profissionais da área.  Leia a íntegra do documento.

A carta está disponível na plataforma change.org para quem desejar subscrevê-la.