Eleições 2022

TSE mantém inelegibilidade de candidato bolsonarista ao governo de Sergipe

Valmir de Francisquinho (PL) aparece como líder nas pesquisas ao Palácio Governador Augusto Franco

Valmir Francisquinho
Valmir Francisquinho | Crédito: Reprodução/Instagram

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a inelegibilidade do líder das pesquisas ao governo de Sergipe, Valmir de Francisquinho (PL). Também manteve a cassação do mandato do filho dele, o deputado estadual Talysson Barbosa Costa (PL-SE), que também ficou inelegível por 8 anos.

A decisão, por 4 votos a 3, confirmou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), que condenara os dois por abuso de poder político na eleição de 2014.

Segundo o TRE, Francisquinho então prefeito de Itabaiana, teria participado em “excesso” da campanha do filho. A estrutura da prefeitura teria sido utilizada a favor campanha com uso abusivo e intencional da cor em prédios públicos, publicações e uniformes do município. A mesma cor foi prevalente na campanha do filho, Talysson, que se baseou em uma “Onda Azul”, para caracterizar a continuidade da gestão.

Também foram apontados o uso pelo prefeito de carro adesivado com dois patos (aludindo ao número do PL, 22) e ao slogan “Depois de nóis, é nóis de novo”, como exemplos da ligação entre a administração e a campanha.

O relator da ação, ministro Sérgio Banhos, votou para manter a condenação. Após um pedido de vista no início do mês, o ministro Carlos Horbach abriu nesta quinta-feira (23/6) divergência, argumentando que os fatos descritos não eram suficientes para demonstrar abuso e que a existência de dinastias políticas não é em si uma ilegalidade.

Ele foi seguido por Alexandre de Morais e Benedito Gonçalves. Como Kassio Nunes e Mauro Campbell acompanharam o relator, o julgamento do recurso ficou empatado, e o presidente do TSE, Edson Fachin, votou com o relator, mantendo a condenação.