Eleições 2022

Eleições 2022

Saiba quem são os pré-candidatos ao Senado por Tocantins nas eleições 2022

Pelo menos seis pré-candidatos já se colocaram na disputa, mas as articulações de alianças seguem no estado

candidatos Senado Tocantins
Plenário do Senado / Crédito: Roque de Sá/Agência Senado

Até o momento já são seis os pré-candidatos ao Senado por Tocantins nas eleições de 2022. O mandato de Kátia Abreu (PP), que busca a reeleição, se encerra neste ano.

Os candidatos oficiais serão lançados pelos partidos até 5 de agosto, quando termina o prazo para definição dos nomes.

Enquanto as pré-candidaturas se aglutinam em torno de antigos conhecidos do eleitorado, os acordos entre os partidos para definir as alianças e chapas se arrastam e seguem indefinidos. O acerto com o atual governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) é um dos mais cobiçados.

Katia Abreu já reafirmou apoio à reeleição de Barbosa, mas também quer o apoio do PT ao seu nome no estado. Se for eleita, chegará ao 3º mandato no Senado. O ex-governador Marcelo Miranda (MDB) também tenta uma aproximação.

Já Mauro Carlesse (Agir) tem tentado demarcar as diferenças entre a gestão dele no governo e a de Wanderlei Barbosa, que o sucedeu. A deputada federal Professora Dorinha (UB) também disputa a cadeira.

Dois empresários que nunca foram eleitos completam a corrida eleitoral: o técnico Vanderlei Luxemburgo (PSB) e Ataídes Oliveira (Pros). Este último declarou que seu sonho, na realidade, é disputar o governo do Tocantins.

Confira a lista com os pré-candidatos ao Senado pelo Tocantins

Kátia Abreu (PP)

Kátia Abreu nasceu em Goiânia (GO) e tem 60 anos. Após a morte do marido, se mudou para o norte do estado, que seria convertido em Tocantins, onde assumiu o controle da fazenda da família. Kátia Abreu se formou em Psicologia, mas fez carreira como produtora rural. Presidiu a Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) por vários anos. Dez anos antes, ela já estava na política, quando exerceu mandato na Câmara dos Deputados como suplente. No pleito de 2002, Abreu foi eleita deputada federal, cargo para o qual seria reeleita. Em 2006, ela foi a primeira mulher eleita senadora pelo estado, e repetiu o feito na eleição posterior. Em 2015, se licenciou do cargo para chefiar o Ministério da Agricultura na gestão de Dilma Rousseff (PT). Agora, nas eleições 2022, Kátia Abreu será novamente candidata ao Senado por Tocantins (TO).

Marcelo Miranda (MDB)

Assim como outros pré-candidatos, Marcelo Miranda, 60 anos, nasceu em Goiânia, antes da criação do estado de Tocantins em 1988. Miranda é pecuarista, mas logo enveredou pela política. Ele foi eleito deputado estadual pelo PMDB de Goiás por duas vezes seguidas (1990 e 1994), e presidiu a Assembleia Legislativa. Em 2002, chegou ao Palácio Araguaia como governador, cargo para o qual foi reeleito. Em 2009, o mandato dele foi cassado, e os direitos políticos suspensos pela Justiça Eleitoral sob acusações de promoção pessoal na TV durante a campanha, o que é proibido. No ano seguinte, concorreu ao Senado, mas a candidatura foi barrada no âmbito da Lei da Ficha Limpa. Em 2014 retornou ao governo, mas foi novamente cassado em 2018 sob acusações de caixa 2. Agora Marcelo Miranda é pré-candidato ao Senado por Tocantins (TO) nas eleições 2022.

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis.

Mauro Carlesse (Agir)

Mauro Carlesse é oriundo de Terra Boa (PR). Ao se mudar para o Tocantins, se tornou empresário e agropecuarista. Em 2011, Carlesse se filiou ao PV e exerceu a presidência do Sindicato Rural de Gurupi. No ano seguinte, se lançou à prefeito da cidade, mas saiu derrotado. Dois anos depois, foi eleito deputado estadual e chegou a presidente da Assembleia Legislativa. Ao final do mandato, foi eleito governador do estado. Mauro Carlesse deve ser candidato ao Senado por Tocantins (TO) nas eleições 2022.

Dorinha Rezende (UB)

Maria Auxiliadora Seabra Rezende, a Professora Dorinha, de 57 anos, nasceu em Goiânia (GO), se graduou em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e é mestre em Educação. Dorinha chefiou a secretaria de Educação e Cultura de Tocantins por quase 10 anos. Em 2010, se candidatou pela primeira vez a deputada federal e foi eleita. No pleito seguinte, foi reconduzida ao cargo. Na Câmara dos Deputados, foi relatora da Emenda Constitucional 108/2020, que determinou a manutenção do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). A Professora Dorinha Rezende deve ser candidata ao Senado por Tocantins (TO) nas eleições 2022.

Vanderlei Luxemburgo (PSB)

Vanderlei Luxemburgo, 70 anos, é natural de Nova Iguaçu (RJ) e ganhou notoriedade nacional no esporte, como jogador do Flamengo, Internacional e Botafogo. Após se aposentar dos campos, trabalhou como treinador e chegou a comandar a seleção brasileira. Atualmente, o técnico está sem time, mas é empresário e tem negócios no estado. Em março, de olho nas eleições, Vanderlei Luxemburgo se filiou ao PSB e deve ser candidato a senador pelo Tocantins (TO) nas eleições 2022.

Ataídes Oliveira (Pros)

Ataídes de Oliveira, 62 anos, é goiano de Estrela Norte. Formado em Direito, Oliveira trabalhou como advogado e empresário. É dono do Grupo Araguaia, que reúne empresas do segmento de consórcio, construção civil, imobiliária, comércio de veículos automotores, marketing publicitário e concessionárias. Em 2011, chegou ao Senado Federal como suplente, depois do afastamento do titular por 4 meses. Dois anos depois, repetiu a dose, mas dessa vez cumpriu o mandato até o fim. Atualmente, é presidente regional do Pros e deve ser candidato aa senador pelo Tocantins (TO) nas eleições 2022.

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis.