Eleições 2022

Eleições 2022

Saiba quem são os pré-candidatos ao Senado por Santa Catarina

Pelos menos seis políticos estão na disputa para a vaga de senador em outubro

Orçamento secreto
Fachada do Congresso Nacional / Crédito: Pedro França/Agência Senado

Em outubro, a população do Santa Catarina (SC) vai eleger um senador. Até agora, pelo menos seis pré-candidatos ao Senado por Santa Catarina anunciaram que devem participar das eleições 2022. Mesmo com nomes já divulgados pelos partidos, novos postulantes ainda podem se colocar na disputa.

O mandato de Dario Berger (PSB) vai se encerrar em dezembro, mas ele é pré-candidato à reeleição em outubro. Outros postulantes à vaga foram apresentados pelos partidos, como o deputado estadual Kennedy Nunes (PTB), o ex-governador Raimundo Colombo (PSD), o ex-deputado federal Jorge Boeira (PDT), o deputado estadual Afrâncio Boppré (PSOL) e o ex-secretário da Pesca, Jorge Seif (PL).

Seif conta com o apoio do presidente Jair Bolsonaro e deve compor a chapa com o senador Jorginho Mello (PL), que é pré-candidato ao governo de Santa Catarina em 2022. Em 5 de agosto, após as convenções partidárias, as legendas terão de anunciar quem serão os candidatos em definitivo a participar da corrida eleitoral.

Confira a lista com os possíveis candidatos ao Senado por Santa Catarina nas Eleições de 2022

Dário Berger (PSB)

Nascido no Bom Retiro (SC), Dário Berger tem 65 anos e é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em 1991, foi secretário de Administração da cidade de São José (SC). Em 1996, foi eleito prefeito do município, e depois reeleito. Em seguida, cumpriu mais dois mandatos como prefeito de Florianópolis. Em 2014, se lançou ao Senado e conquistou a cadeira. Na Casa, presidiu a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) em 2017. Nas eleições 2022, Dário Berger deve ser candidato ao Senado por Santa Catarina (SC).

Kennedy Nunes (PTB)

Kennedy Nunes, 52 anos, é natural de Joinville (SC). O jornalista iniciou sua vida política aos 18 anos, quando se lançou a vereador e conquistou a vaga, em 1998. Em 2007, foi eleito deputado estadual. Atualmente, está no quarto mandato na Assembleia Legislativa. No Executivo local, foi secretário do Desenvolvimento Comunitário. Nas eleições 2022, Kennedy Nunes deve ser candidato ao Senado por Santa Catarina (SC).

Raimundo Colombo (PSD)

Raimundo Colombo, 67 anos, nasceu em Lages (SC). Empresário, Colombo também atuou no Executivo, como Secretário de Desenvolvimento Social e diretor da Telesc. O empresário ingressou na carreira política em 1986, quando foi eleito deputado estadual. Depois, foi prefeito de Lages, cargo que exerceu por 3 vezes. Também se elegeu deputado federal, governador em dois mandatos e senador. Colombo deverá mais uma vez em 2022 ser candidato ao Senado por Santa Catarina (SC)

Jorge Boeira (PDT)

Natural de Vacaria (RS), Jorge Boeira, 66 anos, é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi professor na Escola Técnica no estado e diretor de empresa do ramo de metais. Inaugurou a carreira política em 2002, quando foi eleito deputado federal para o primeiro de seus quatro mandatos. O último terminou em 2018. Jorge Boeira deve ser candidato a senador por SC em 2022.

Jorge Seif (PL)

Jorge Seif Junior, 41 anos, nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e se formou em Administração. A família de Seif está ligada à pesca há 40 anos. Ele também é empresário do setor, no qual atua como armador de pesca. Em 2019, foi nomeado Secretário da Pesca por Bolsonaro. Ele deixou a pasta em março para ser candidato ao Senado por Santa Catarina (SC) em 2022.

Afrânio Boppré (PSOL)

Afrânio Boppré, 62 anos, é natural de Florianópolis. Ingressou no curso de Ciências Econômicas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Lá, Boppré se engajou na militância política, foi presidente do Centro Acadêmico e participou da União Nacional dos Estudantes (UNE). Em 1980, contribuiu para a fundação do PT, enquanto trabalhava no Dieese. Assumiu como vice-prefeito da capital e foi secretário de Finanças de Santa Catarina. Em seguida, cumpriu mandato como vereador e deputado estadual. Afrânio Boprré deve ser candidato a senador por Santa Catarina (SC) em 2022.

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis.