Eleições 2022

Saiba quem são os pré-candidatos a senador por Sergipe em 2022

Em uma disputa eleitoral embaralhada, nove postulantes pretendem concorrer à única vaga

candidatos senador SE
Fachada do Congresso Nacional / Crédito:

A pouco mais de um mês para o fim do prazo de registro de candidaturas na Justiça Eleitoral, há pelo menos nove candidatos a senador pelo Sergipe (SE) anunciados, mas parte deles ainda não foram confirmados pelos respectivos partidos.

Em dezembro, a senadora Maria do Carmo Alves (PP) vai deixar a cadeira, e não pretende concorrer à reeleição. No páreo estão políticos veteranos, como o ex-ministro dos Direitos Humanos André Moura (União Brasil), que pretende contornar a inelegibilidade; o ex-deputado federal Laércio Oliveira (PP); o ex-governador Jackson Barreto (MDB) e o ex-senador por Sergipe (SE) Eduardo Amorim (PL).

Há outros adversários que disputaram menos cargos, como o ex-deputado federal Valadares Filho (PSB), o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Henri Clay (PSOL); Airton Costa (DC); a delegada Danielle Garcia (Podemos) e o policial militar Coronel Rocha (PMN). Os quatro últimos nunca foram eleitos.

Confira a lista com os possíveis candidatos a senador por SE

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis.

André Moura (União Brasil)

André Moura, 52 anos, é baiano de Salvador e bacharel em Administração de Empresas. Em 1996, foi eleito prefeito de Pirambu (SE), e reeleito na eleição seguinte. Em 2006, se elegeu deputado estadual. Durante o mandato, exerceu o cargo de secretário de Integração de Serviços Públicos de Sergipe. Moura foi também deputado federal por dois mandatos, de 2010 a 2018. Nesse período, quando era líder do governo Michel Temer na Câmara, foi nomeado pelo ex-presidente para o Ministério dos Direitos Humanos. O nome dele ainda não foi confirmado na pré-candidatura ao Senado por Sergipe (SE), mas Moura tem se colocado como opção na disputa, a despeito da sentença que determinou sua inelegibilidade.

Laércio Oliveira (PP)

Laércio Oliveira, 63 anos, nasceu no Recife (PE). Ele se graduou em Administração na Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe, e fez carreira no setor empresarial como presidente da Fecomércio no estado. Está na Câmara dos Deputados desde 2007. Naquele ano, assumiu a cadeira de deputado federal como suplente. Nas três eleições seguintes, atingiu votação suficiente para ser titular. Agora Láercio Oliveira deve ser candidato a senador por SE nas eleições 2022.

Airton Costa Santos (DC)

Airton Costa Santos, 59 anos, é carioca. Atualmente, é presidente do diretório regional do Democracia Cristã (DC) em Sergipe. Também foi coordenador da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB). Em 2014, ele disputou as eleições para governador do estado. No pleito seguinte, se lançou a deputado federal. Airton Costa Santos deve ser candidato a senador pelo Sergipe (SE) em 2022.

Henri Clay (PSOL)

Henri Clay Andrade, 53 anos, é natural de Lagarto (SE). Formado em Direito, foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Sergipe por três vezes. Em 2018, ele deixou a Ordem para concorrer a cargos eletivos. Agora Henri Clay deve ser candidato a senador por Sergipe (SE) nas eleições 2022.

Jackson Barreto (MDB)

Jackson Barreto, 78 anos, nasceu em Santa Rosa de Lima (SE) e cursou Direito na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atuou profissionalmente como advogado. Em 1972, foi eleito vereador por Aracaju pelo MDB e, logo depois, deputado estadual. Em 1978, Barreto chegou à Câmara dos Deputados, onde cumpriu quatro mandatos. Em 1986, foi eleito prefeito da capital sergipana. Em 2010, se tornou vice-governador, e com a morte do titular, ascendeu à chefia do Executivo em 2013. Jackson Barreto deve ser candidato ao Senado por Sergipe (SE) nas eleições 2022.

Valadares Filho (PSB)

Antônio Carlos Valadares Filho, 41 anos, é natural de Aracaju (SE) e formado em Administração. Em 2006, concorreu a deputado federal por Sergipe e foi eleito naquele pleito, sendo reeleito em seguida por mais duas vezes. Em 2020, concorreu na chapa para vice-prefeito. Atualmente, é presidente do diretório regional do PSB. Antônio Carlos Valadares Filho pode ser candidato ao Senado por Sergipe (SE) nas eleições 2022.

Eduardo Amorim (PL)

Nascido em Itabaiana (SE), Eduardo Amorim, 59 anos, é formado em Direito e Medicina, e trabalhou como advogado e médico anestesiologista. No Executivo local, foi secretário de Saúde e também coordenador do Centro de Oncologia do Hospital Governador João Alves Filho. Em 2006, foi eleito deputado federal, e em 2010, chegou ao Senado. Amorim também não teve a pré-candidatura oficialmente lançada, mas quer ser candidato a senador por Sergipe (SE) nas eleições 2022.

Danielle Garcia (Podemos)

Danielle Garcia, 45 anos, nasceu em Aracaju (SE). Em 2020, concorreu ao cargo de prefeita da capital sergipana. Ela é graduada em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e é delegada de polícia. Danielle foi diretora do Departamento de Combate a Crimes contra a Ordem Tributária e à Administração Pública (Deotap/SE) e instrutora de cursos da Secretaria Nacional de Segurança Pública, ligada ao Ministério da Justiça. Atualmente, é presidente regional do Podemos. Danielle Garcia deve ser candidata ao Senado por Sergipe (SE) em 2022.

Coronel Rocha (PMN)

Henrique Alves Da Rocha, 55 anos, é natural de São Gonçalo (RJ), e formado na Academia da Polícia Militar do Paudalho, em Pernambuco. É Policial Militar por Sergipe, onde chegou ao posto de coronel, e possui doutorado em Ciências Policiais de Ordem e Segurança Pública, pelo Centro de Altos Estudos de Segurança (SP). Trabalhou em unidades como a Radiopatrulha, comando de Operações Especiais, dentre outras. Como coronel, foi chefe de inteligência da Polícia Militar. Em 2018, concorreu a deputado federal pela Rede, mas não se elegeu. Coronel Rocha deve ser candidato a senador pelo Sergipe (SE) nas eleições 2022.

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis.