Eleições 2022

Saiba quem são os pré-candidatos a governador do Amapá em 2022

Disputa pelo Palácio do Setentrião conta com cinco pré-candidatos na corrida pelo comando do estado

candidatos a governador do Amapá
Palácio do Setentrião - Sede do Governo do Estado do Amapá | Crédito: Secom Amapá

A disputa para ocupar a cadeira no Palácio do Setentrião está marcada para ocorrer em outubro, mas os partidos já começaram a apresentar seus pré-candidatos a governador do Amapá. Atualmente, são cinco nomes cotados para concorrer ao governo do estado nas eleições de 2022.

O atual governador, Waldez Goés (PDT), deixará o cargo após dois mandatos consecutivos e seu vice, Jaime Nunes (PSD), deve disputar a vaga. Além de Nunes, são cotados como possíveis candidatos Gesiel Oliveira (PRTB), Clécio Luís (Solidariedade), Lucas Abrahão (Rede) e Piedade Videira (PSB).

Os candidatos ao governo do estado podem ser indicados ou trocados pelos partidos até 5 de agosto, quando termina o prazo para a escolha dos representantes. O registro das candidaturas deve ser feito até 15 de agosto.

Confira a lista com os possíveis candidatos a governador do Amapá:

Clécio Luís (Solidariedade)

Clécio Luís é professor da rede pública e já foi vereador e prefeito de Macapá por dois mandatos consecutivos. Natural de Belém (PA), Clécio iniciou sua trajetória política como líder comunitário e militante do movimento sindical. Ele é formado em Geografia e já trabalhou como policial civil e secretário estadual de Educação.

Jaime Nunes (PSD)

É dono de um dos maiores grupos de varejo do Amapá e atual vice-governador do estado. Natural de Macapá e formado em Direito, Nunes foi eleito na chapa com Waldez Góes em 2014 e reeleito em 2018. Essa será a primeira vez que ele disputará o principal posto no Palácio do Setentrião. Nunes também é vice-presidente da Federação de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amapá (Fecomercio/AP) e empresário nos ramos de comunicação, transporte e logística.

Gesiel Oliveira (PRTB)

Natural de Macapá (AP) e filiado ao PRTB, Gesiel Oliveira é pastor, teólogo, oficial de justiça do Tribunal de Justiça do Amapá e professor de direito penal e de processo penal. Ele possui graduação em Direito e Geografia e é membro vitalício da Academia de Letras Evangélica do Amapá. Oliveira foi lançado como pré-candidato do PSB ao governo do Amapá nas eleições de 2022, e essa é a primeira vez que ele vai disputar um cargo eletivo.

Lucas Abrahão (Rede)

Suplente de deputado federal e pastor, Lucas Abrahão foi anunciado pela Rede Sustentabilidade como pré-candidato a governador do Amapá. Natural de Nova Iguaçu (RJ) e formado em Relações Institucionais, Abrahão atua como professor de curso pré-vestibular e já foi secretário de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social de Macapá. Em 2014, disputou o cargo de deputado federal, mas não obteve votos suficientes, em 2018, voltou a concorrer ao cargo e tornou-se primeiro suplente.

Piedade Videira (PSB)

Piedade Videira é formada em Educação Artística com especialização em Psicopedagogia. De origem quilombola, Videira é mestre e doutora em Educação Brasileira e atua como professora Adjunta no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amapá. É membro do corpo de pesquisadores negros do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros/NEAB-UNIFAP e nunca concorreu a um cargo político. Recentemente, foi anunciada como pré-candidata ao governo pelo PSB.

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis.